É provável que algumas das celebridades que vamos referir apareçam todos os dias no seu Instagram ou Twitter. Têm milhões ou muitos milhares de seguidores, mas a verdade é que parte deles são falsos: são comprados pelos responsáveis da conta de forma a que aquela personalidade tenha um maior alcance nas redes sociais, fator que hoje parece ser muito relevante para a avaliação do sucesso das celebridades em áreas como a música ou o entretenimento.

Os número podem enganar e é isso que revela a investigação do Instituto de Interpretação de Musica Contemporânea (ICMP), divulgada pelo site de notícias “Hypebeast”, a 8 de agosto. Uma breve análise pelos números disponibilizados no estudo permite dizer que, entre as redes sociais incluídas, aquela que tem percentagens de seguidores falsos mais significativas é o Instagram.

Mas vamos a dados concretos. No topo da tabela, na categoria do showbiz, está Ellen DeGeneres, com a maior quantidade de seguidores falsos no Instagram (58%). Também nesta categoria está o grupo sul-coreano BTS em segundo lugar, com 48% dos seguidores comprados no conjunto de todas as plataformas. Em terceiro lugar, surge Kourtney Kardashian, com 49% de seguidores comprados.

Esta é a gata com mais seguidores no Instagram

Dentro desta categoria, estão ainda, em quarto lugar, a cantora Taylor Swift, com 49% de seguidores falsos no Instagram, e Ariana Grande, em quinto, com uma percentagem de 46%.

No desporto, os elementos do Real Madrid estão grande destaque: no topo da lista está Toni Kroos com um total de 51% de seguidores falsos; seguindo-se Isco, com 54% de seguidores comprados no Instagram. No terceiro lugar está o jogador Luka Modric, com 49% dos seus seguidores não são verdadeiros — metade dos que o seguem no Instagram são falsos, assim como 29% da sua comunidade no Twitter.

Quanto aos homens do mundo da música, Chris Brown surge em 22.º do ranking, tendo um total de 39% de seguidores falsos (35% correspondentes ao Twitter). Drake também está na lista: soma mais de 58 milhões de seguidores no Instagram, dos quais 38% são falsos.

Conheça o top 10 de celebridades com mais seguidores comprados, nas categorias de showbiz e desporto.

Showbiz

1.º Ellen DeGeneres (49%)
2.º BTS (48%)
3.º Kourtney Kardashian (49%)
4.º Taylor Swift (49%)
5.º Ariana Grande (46%)
6.º Deepika Padukone (48%)
7.º Miley Cyrus (47%)
8.º Katy Perry (53%)
9.º Khloé Kardashian (44%)
10.º Priyanka Chopra (46%)

Desporto

1.º Toni Kroos (57%)
2.º Isco (54%)
3.º Luka Modric (50%)
4.º Philippe Coutinho (50%)
5.º David Luiz (56%)
6.º Neymar (48%)
7.º Andres Iniesta (52%)
8.º Kylian Mbappe (46%)
9.º Ronaldo de Assis Moreira (48%)
10.º Virat Kohli (35%)