Os gatos são como o sushi: ou os amamos até à morte ou não podemos sequer vê-los à frente. Não acredita? Experimente atirar este tópico para cima da mesa durante um almoço com os amigos ou na pausa para o café com os colegas de trabalho. As reações vão dividir-se entre revirares de olhos e olhos arregalados. Meios termos não existem.

A explicação para isso pode estar na ausência de expressão. De acordo com um estudo publicado no ano passado, os gatos não têm os músculos faciais necessários para fazer as expressões que um cão pode fazer. E isso assusta algumas pessoas. Porque é que ele está a olhar assim para mim? Vai matar-me? Não. Está só a olhar para si.

Sabe qual é o maior erro que pode cometer com um gato?
Sabe qual é o maior erro que pode cometer com um gato?
Ver artigo

Portanto, os gatos não são psicopatas. No entanto, isso não significa que não consigam ser estranhos — desde escolherem posições muito peculiares para dormirem até fazerem todo o género de disparates, os felinos conseguem proporcionar-nos momentos no mínimo excêntricos.

No Dia Internacional dos Gatos, que se celebra esta quinta-feira, 8 de agosto, mostramos-lhe 75 fotos que provam como os gatos conseguem ser (muito) estranhos. As imagens foram partilhadas pelos próprios donos na página do Tumblr Catasters.