A partir de 2020, pode ligar o 147 para tirar dúvidas sobre os serviços públicos nacionais

A nova linha telefónica faz parte do iSimplex 2019, que também prevê a renovação automática do cartão de cidadão e da carta de condução.

A utilização do número 147 já foi aprovada pela Anacom

Hassan Ouajbir / Unsplash

Há um número que todos os portugueses sabem (ou deveriam saber) de cor: falamos do 112, o número de emergência, que é aquele que deve marcar caso necessite de uma ambulância, dos bombeiros ou da polícia.

Mas a partir do primeiro semestre de 2020, existem outros três dígitos que o podem ajudar muito. O 147, uma medida do iSimplex 2019, o programa de simplificação administrativa que tem como objetivo simplificar a vida das pessoas e melhorar a eficiência na Administração Pública, será o número para que deve ligar para tirar dúvidas sobre os serviços públicos nacionais.

De acordo com declarações de Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, à Lusa, citada pelo jornal “Público”, já foram dados os “primeiros passos daquela linha telefónica que estava prevista para distribuir, no fundo, por todos os serviços públicos as perguntas de cidadãos”.

Segundo a governante, o número 147 foi aprovado junto da Anacom (Autoridade Nacional de Comunicações), e a partir do primeiro semestre do próximo ano, “teremos a funcionar uma linha que pode responder a todas as perguntas que os cidadãos têm”, acrescentou a ministra.

Para além desta nova linha telefónica, o iSimplex de 2019 prevê medidas como a renovação automática do cartão de cidadão, bem como da carta de condução, entre outras.

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