Estávamos em meados de 2015 quando a revista "Mashable" se referiu a "Peaky Blinders" como a "melhor série de televisão que provavelmente ninguém estava a ver". Nessa altura ainda só tinham sido lançadas duas temporadas mas a crítica internacional já se desfazia em elogios sobre a produção britânica da BBC.

A história passa-se em 1919, logo após a Primeira Guerra Mundial, e opõe os criminosos bem vestidos e com lâminas afiadas nas boinas a outras fações e até mesmo à polícia. Eles são os Peaky Blinders, vagamente inspirados no gangue com o mesmo nome que dominou Birmingham, em Inglaterra, entre meados de 1890 e o início do século XX.

A série que conta com Cilian Murphy ("A Origem") como Thomas Shelby, líder do grupo, vai regressar para uma quinta temporada ainda este ano. O trailer foi lançado esta terça-feira, 30 de julho, e sabe-se apenas que a história vai passar-se em 1929 — na altura em que o crash da bolsa dá início à Grande Depressão que, durante 12 anos, afetou todos os países industrializados do Ocidente.

Tal como nos westerns, aqui os problemas são geralmente resolvidos à lei da bala ou, neste caso, das navalhas e dos punhos num qualquer pub.

Mas embora possa parecer uma descrição simplista, há também intriga política, personagens complexas e uma atenção especial ao contexto sociocultural da época em que a série acontece. E este pode ser um dos motivos por que as críticas têm sido muito positivas.

O jornal "The New York Times" diz que a produção britânica "é fabulosa e literal em termos estéticos não só na forma como demonstra a vida em Birmingham de 1919, mas também na caracterização de gangsters bem-parecidos numa espécie de novela ao estilo de ficção científica." Já o "The Guardian" não tem dúvidas de que "esta é uma das melhores séries do momento, capaz de garantir horas de divertimento puro em frente à televisão".

Estas são as razões porque deve mesmo começar a ver "Peaky Blinders", que está disponível na Netflix.

1. O elenco é de luxo e Tom Hardy é uma das presenças regulares

Segundo a revista "Empire", o elenco da série é digno de pertencer a uma grande produção cinematográfica típica de Hollywood.

Além de Cilian Murphy, o protagonista que participou em filmes como "Batman: O Início" e "A Origem", há ainda participações de atores como Sam Neil ("Parque Jurássico"), Helen McCrory ("Harry Potter e os Talismãs da Morte"), Noah Taylor ("Vanilla Sky") e Paddy Considine ("Vingança Redentora").

20 melhores séries originais da Netflix, segundo os utilizadores do IMDb
20 melhores séries originais da Netflix, segundo os utilizadores do IMDb
Ver artigo

Se ainda não está convencido, vai gostar de saber que Tom Hardy é um dos atores regulares da série e faz de líder de um gangue que tem tanto de violento como de mesquinho. Segundo a mesma publicação, "há cada vez menos séries que tenham um elenco deste calibre a interagir entre si a cada episódio."

2. É uma das séries mais bem produzidas

Com o objetivo de seguir a tendência de canais como a HBO, a BBC decidiu apostar na produção da série com cada episódio a custar cerca de 1,5 milhões de euros. Segundo a revista "Empire", isto traduz-se numa "obra de arte luxuosa, altamente detalhada e esteticamente elegante".

A questão estética é, aliás, consequência da presença na série de vários realizadores de televisão conhecidos como Tom Harper ("Guerra e Paz"), Colm McCarthy ("Black Mirror") e Tim Mielants ("The Terror").

3. A série baseia-se numa história real

A revista "BuzzFeed" diz que o primeiro episódio de "Peaky Blinders" faz um excelente trabalho em dar a conhecer um mundo que tem tanto de desigual como de violento — mas que o mais importante é o facto de ser baseada numa história real que "provavelmente muita gente não conhece".

"Após a Primeira Guerra Mundial, a Grã-Bretanha como hoje a conhecemos estava em constante mudança através das novas hierarquias que iam sendo criadas. Os problemas vindos da Irlanda estavam prestes a culminar e a ameaça de uma revolução comunista era muito real. As ruas sem lei de Birmingham eram um dos locais onde tudo mudava enquanto a família criminosa Shelby subia ao poder", lê-se.

De Quentin Tarantino ao novo filme de "Star Wars", 13 estreias imperdíveis até ao final do ano
De Quentin Tarantino ao novo filme de "Star Wars", 13 estreias imperdíveis até ao final do ano
Ver artigo

Steven Knight, criador da série, explicou em entrevista à mesma publicação que muitas das situações mostradas na série foram inspiradas em histórias que foi ouvindo à medida que ia crescendo na região.

"O meu pai tinha estas memórias de quando tinha 9 ou 10 anos de estas pessoas [os membros do gangue Peaky Blinders]. Andavam sempre bem vestidos, eram muito poderosos e tinham muito dinheiro numa altura em que ninguém mais tinha. Além disso, eram gangsters. É tudo baseado em histórias reais", reforça.

4. Steven Spielberg é fã da série — mas não é o único

Porque a qualidade da série também se mede através dos comentários de alguns dos fãs, já foram várias as personalidades do meio que não pouparam elogios à produção da BBC.

É o caso dos realizadores Steven Spielberg e Michael Mann que elogiaram a estética e a história criada por Steven Knight.  Segundo a revista "Empire", Brad Pitt, Tom Cruise e Snoop Dog disseram estar "totalmente viciados" nas aventuras da família criminosa liderada por Thomas Shelby.