Numa altura em que todo o cuidado é pouco quando o assunto é corpo e peso, e que tanto se fala no conceito de "body shaming", isto é, envergonhar alguém pela sua forma corporal, ainda há marcas com estratégias que vão exatamente nesse sentido.

A Forever 21 acaba de emitir um pedido de desculpas depois de ter sido criticada nas redes sociais e acusada de "body shaming", "fat shaming" e de incentivo a distúrbios alimentares. Tudo porque com as encomendas que enviaram aos clientes, seguiram também barras dietéticas. O facto de isto ter acontecido maioritariamente em encomendas da secção plus size, levou as consumidoras a acreditar que a marca estava a mandar uma mensagem subliminar.

"Sou uma rapariga plus size e encomendei jeans da Forever 21. Quando abri a embalagem, vi uma barra da Atkins. O que estão a querer dizer-me Forever 21? És gorda, perde peso?", publicou no Twitter uma das consumidoras.

Mas não foi a única. "A minha mãe encomendou da coleção plus size e enviaram uma barra dietética da Atkins. Enviar barras, batidos, chás, etc., com roupas que foram compradas pode passar uma mensagem negativa sobre a imagem dessa pessoa", lê-se noutra publicação.

Esta blogger só usa roupa acessível comprada na Amazon
Esta blogger só usa roupa acessível comprada na Amazon
Ver artigo

Apesar de estas barras terem sido enviadas nas encomendas plus size, houve também críticas feitas por quem comprou noutras secções da marca, como a dos fatos de banho: "Comprei um fato de banho na Forever 21 e com ele veio uma barra dietética da Atkins. Obrigada por me lembrarem de que não tenho o corpo pronto para a praia."

A marca já emitiu um pedido de desculpas a dizer que não tinham a intenção de ofender ninguém com esta oferta. "De tempos a tempos, a Forever 21 surpreende os consumidores com produtos grátis de outras empresas nas suas compras online. Esta oferta foi incluída em todas as encomendas, de todos os tamanhos e categorias, por um tempo limitado, mas já foram removidas. Foi uma negligência da nossa parte e pedimos as mais sinceras desculpas por qualquer ofensa que possamos ter causado aos nossos clientes, sendo que essa não era de todo a nossa intenção."

A Forever 21 explica que todas as encomendas receberam esta oferta, mas que não tinham a intenção de ofender