Nem tudo se resume à quantidade de horas que dormimos. A qualidade do nosso sono é muito importante e está dependente de vários fatores. A almofada certa é um deles. Mas será que estamos a cuidar da nossa almofada como devíamos?

Provavelmente não. Muitas vezes gostamos tanto da nossa almofada que não dormimos sem ela. Usamo-la durante anos e anos, sem ver se esta ainda está em bom estado, e até sem a lavarmos. Tendo em conta que passamos horas deitados a libertar transpiração, células mortas da pele, creme, produtos do cabelo, e a acumular ácaros e outras bactérias, a higiene da almofada é mais importante do que se pensa.

Esta acumulação de bactérias e sujidade pode ser de tal forma que, segundo Melissa Maker, expert de limpeza na plataforma Clean My Space, a almofada pode duplicar de peso ao longo do tempo, mesmo usando fronha. Por isso mesmo, tal como outras coisas que usamos diariamente, também a almofada deve ser lavada.

Um sinal de alerta pode ser quando a almofada começa a ficar com um tom amarelado. Se reparar nisso, é porque já há muito tempo que não lava a almofada.

Sabe quando deve trocar de almofada e qual o modelo mais adequado?
Sabe quando deve trocar de almofada e qual o modelo mais adequado?
Ver artigo

"Porque as almofadas são um item que usamos durante a noite, com o tempo tudo o que absorvem cria um ambiente perfeito para os ácaros e bactérias se propagarem. Particularmente aqueles que sofrem de alergias, isto pode causar vários problemas de saúde", explicou Jessica Hann, vice-presidente de comunicação da Avocado Green Mattress, à "Women's Health". A sensação constante de nariz congestionado pode vir da falta de limpeza.

Nem todas as almofadas são iguais - ler as etiquetas é essencial

Lavar a almofada pode também aumentar a sua duração. E como podemos fazê-lo? O primeiro passo é ver a etiqueta que vem na almofada, como se de uma peça de roupa se tratasse. A forma mais fácil é na máquina, no entanto, a recomendação é que esta lavagem seja feita com água fria ou morna e com pouca quantidade de detergente — muito menos do que se usa normalmente na roupa.

Para secar a almofada, mais uma vez deve ver a etiqueta primeiro, sendo que a maioria pode ir para a máquina de secar. Melissa Maker recomenda que juntamente com a almofada se coloquem duas bolas de ténis dentro de um par de meias, com a ponta das meias fechada. As bolas de ténis vão fazer com que a humidade da almofada saia com maior facilidade.

Este processo deve ser feito pelo menos duas a três vezes por ano, para garantir um sono sem bactérias. Mais do que isto poderá danificar a estrutura da almofada.

*artigo publicado a 25 de Julho de 2019 e atualizado a 21 de outubro e 2022

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.