O sono dos bebés é um dos temas que mais preocupa os pais. Antes de a criança nascer, ninguém consegue prever se este será um bebé que dorme como um anjo ou que acorda de meia em meia hora para total desespero dos adultos.

Mas será que o sono dos mais pequenos é mesmo uma questão de sorte, qual jogo de roleta, ou existem técnicas e dicas que os pais podem implementar para fazer do momento do sono um espaço muito mais tranquilo?

De acordo com Constança Cordeiro Ferreira, autora dos livros“Os Bebés Também Querem Dormir” e “O Livro de Magia das Mães”e terapeuta de bebés, vive-se “uma grande embrulhada quanto ao sono”. A especialista foi a convidada da última emissão do “Isto de Ser Mãe”, o programa de parentalidade da MAGG na Rádio Observador, e não se inibiu de dar dicas preciosas aos pais.

“Isto de Ser Mãe” convida Sofia Correia

“A primeira coisa que defendo é que pais e bebés durmam bem”, salienta Constança Cordeiro Ferreira, que também aborda o grande problema dos adultos neste tema: o défice de sono.

Segundo a terapeuta, há muitos pais que “registam despertares dos bebés, mas que, na verdade, são semi-despertares”. No entanto, “os adultos têm um despertar completo”, o que explica o porquê de Constança ouvir muitas vezes dos pais que não conseguem dormir uma noite seguida: “Dizem-me ‘ele acordou de hora a hora mas, de manhã, está fresco e bem disposto'”.

"Os bebés também querem dormir" foi editado em 2015, mas ganhou uma reedição em 2019, depois de ser um sucesso de vendas

Com muitas teorias sobre o sono dos bebés, há, inclusivamente, quem defenda que se deva deixar o bebé sozinho no berço, mesmo que esteja a chorar. Constança Cordeiro Ferreira discorda completamente e é perentória: “Temos sempre de ir lá. Temos de tratar um bebé como tratamos qualquer pessoa. Não se pode tolerar um choro ativo dos bebés”.

No programa “Isto de Ser Mãe”, a consultora de moda e beleza da MAGG, Fabíola Carlettis, e a jornalista da MAGG, Catarina da Eira Ballestero, recebem semanalmente no estúdio da Rádio Observador um convidado para falar sobre maternidade e sobre as maiores preocupações do dia a dia dos pais.

Pode ouvir o programa na íntegra aqui, ou aos sábados, na Rádio Observador, pelas 10h30, através da frequência 98.7 em Lisboa, ou no site, para todo o País. Todos as edições do “Isto de Ser Mãe”, até à data, também estão disponíveis no Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts.