Estávamos a 20 de julho de 1969 quando, através de um microfone, Neil Armstrong anunciou o que até então era considerado impensável. O norte-americano tornava-se no primeiro Homem a pisar a lua, depois de várias tentativas por parte de astronautas russos da União Soviética, como por exemplo Yuri Gagarin.

A missão exigiu 195 horas, 400 mil funcionários e um orçamento bilionário para percorrer os mais de 380 mil quilómetros necessários para chegar à lua primeiro do que os soviéticos.

Apesar de o evento ser olhado com alguma descrença por parte dos mais céticos, e de a cultura popular usar isso como ferramenta (no filme de 1971, James Bond entra num set de filmagens onde astronautas fingem ter chegado à lua), a verdade é que foi uma das missões mais ambiciosas que celebra este sábado, 20 de julho, 50 anos.

O filme sobre Neil Armstrong do realizador de "La La Land" e 8 curiosidades sobre o astronauta
O filme sobre Neil Armstrong do realizador de "La La Land" e 8 curiosidades sobre o astronauta
Ver artigo

Foi a pensar nisso que vários canais de televisão prepararam a sua programação a preceito para acompanhar a efeméride. Desde o canal História ao Discovery Channel, há muitos documentários interessantes para ver.

Um deles chama-se "A Alunagem e Os Nazis" e vai acompanhar os bastidores da missão espacial que contou com o envolvimento de mais de 100 engenheiros alemães da NASA que, sabe-se agora, tinham ligações muito próximas ao regime ditatorial de Adolf Hitler.

14 curiosidades históricas e científicas que o vão deixar de boca aberta
14 curiosidades históricas e científicas que o vão deixar de boca aberta
Ver artigo

Mas também vai poder ver imagens inéditas da chegada à lua em "Alunagem: Gravações Perdidas" ou ainda um filme que pretende dar a conhecer mais sobre Neil Armstrong no documentário "Retrato de Um Ícone".

Mostramos-lhe tudo o que vai passar na televisão para celebrar os 50 anos da ida à Lua.