Em 2006, Alfie Allen já tinha participado em cinco filmes e quatro séries de televisão. No entanto, nenhum desses projetos foi um sucesso de bilheteiras ou de audiências, e a carreira do ator permanecia estagnada e com poucas perspetivas de futuro. Sabe-se agora que o comportamento de Allen também pode ter contribuído para que o reconhecimento não fosse imediato.

Foi nessa altura que Lily Allen, cantora e compositora, escreveu uma canção para o seu primeiro disco de originais onde revelava a falta de empenho e dedicação do irmão.

“A Guerra dos Tronos”. Depois da série, o documentário

Ao longo dos quase três minutos de canção, intitulada “Alfie”, Lily acusa o irmão de “estar a desperdiçar a vida” e de passar o dia “a fumar erva” e a jogar videojogos enquanto há contas para pagar. No entanto, não descarta o facto de ter alguma culpa no facto de o irmão ter perdido o rumo.

Apesar de o disco ter sido lançado há mais de 13 anos, o single ficou viral depois de ter sido anunciado que Alfie Allen estava nomeado para os Emmys na categoria de Melhor Ator Secundário, pela sua prestação em “A Guerra dos Tronos” — a série da HBO onde participava desde 2011 a interpretar Theon Greyjoy.

E tudo começou quando Lily Allen reagiu à nomeação do irmão através da sua conta oficial de Instagram. “O meu irmão está nomeado para um Emmy. Ninguém merece mais do que ele. Estou tão orgulhosa dele mesmo que não tenha um Emmy, mas ó meu Deus, ele agora está nomeado. Vai Alf!”, lê-se na publicação original.

Emmys. “A Guerra dos Tronos” e “This is Us” nomeadas para Melhor Série Dramática

Depois de o single ter sido recuperado pela imprensa internacional, as opiniões não demoraram a surgir e houve quem achasse toda a situação insólita.

“Imagina que a tua irmã se torna numa estrela da música pop e faz uma canção horrível com o teu nome onde diz que és um falhado. Imagina que, depois disso, dás vida a uma das melhores personagens de uma das séries de televisão mais populares do momento e acabas a estar nomeado para um Emmy”, escreveu a jornalista Jillian Sederholm da “Entertaiment Weekly”.

No entanto, e apesar de uns criticarem a forma como Lily expôs o irmão, outros acreditam que a canção teve o efeito desejado já que Alfie Allen acabou por ficar conhecido pela prestação — que críticos consideram ser uma das melhores de toda a série da HBO.