Meng Da, o panda gigante do zoo Beijing, em Pequim, parecia estar a dormir. Pode ter sido este o motivo que levou turistas chineses em visita ao jardim zoológico no sábado, dia 14 de julho, a atirarem pedras ao animal.

Apesar de não ter ficado com ferimentos, a atitude dos visitantes não passou despercebida. Foi captada em vídeo por uma pessoa que passeava no local, a mesma que publicou o acontecimento no Weibo (uma espécie de Twitter chinês). O responsável das imagens revelou no mesmo post que, num espaço de 30 minutos, viu dois turistas a atirarem pedras sobre o panda.

O vídeo tem apenas 38 segundos, mas foi tempo suficiente para mostrar as duas pedras a serem lançadas sobre o animal. Percebe-se ainda que Meng Da ficou assustado, tendo feito uma pausa, antes de ir examinar o objeto que lhe foi lançado. Os visitantes em volta perguntaram quem teria atirado a pedra, mas ninguém se identificou.

Os pandas são um importante símbolo chinês (representam a força e e gentileza), sendo um animal adorado na população oriental. Por isso mesmo, as imagens não deixaram este povo indiferente. O impacto foi grande, tanto que as imagens já foram vistas por mais de 100 milhões de pessoas, merecendo vários comentários: "Como se atrevem a magoar o nosso amável tesouro nacional?", disse um utilizador. Outro sugere que o zoo construa uma parede de vidro para proteger os pandas.

A testemunha (que captou as imagens) pediu ao Beijing Zoo para melhorar as instalações de forma a proteger os pandas de episódios semelhantes.

Neste jardim zoológico britânico pode jogar ao jogo da corda com um felino
Neste jardim zoológico britânico pode jogar ao jogo da corda com um felino
Ver artigo

O acontecimento deste sábado ocorreu no antigo pavilhão de pandas construido em 1989, ainda que em 2008 tenha sido construida, no mesmo zoológico, outra estrutura para acolher estes animais, a propósito das celebrações das Olimpíadas de Pequim, que decorreram nesse mesmo ano. Para evitar que incidentes deste género se repitam, o zoo pretende eliminar o antigo pavilhão, tendo ainda pedido aos visitantes que observassem os animais de forma mais civilizada.

A Lei Municipal de Pequim pune aqueles que ameaçam ou causam ferimentos aos animais do zoológico. As consequências podem ir desde uma multa de 100 yuans (cerca de 12€), a acusações criminais.

Passado algum tempo do sucedido, sabe-se que Meng Da está bem. Um porta voz do Beijing Zoo disse ao "Daily Mail" que o panda já comeu, evacuou, movimentou-se e brincou como é habitual.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.