As polémicas não dão tréguas a Meghan Markle. Depois de a 10 de julho ter ido, em família, assistir a um jogo de polo, a duquesa de Sussex foi acusada de segurar incorretamente Archie, de dois meses, o mais recente membro da realiza britânica.

Nas redes sociais, não tardaram a surgir críticas referentes à forma como se vê a ex-atriz a segurar no bebé. Há quem chegue a sugerir que esta recorra a lições para aprender. Mais: há quem a tenha descrito como não sendo "mum material", acusando-a de pôr em risco a saúde de Archie.

As críticas fazem sentido? Partindo da imagem que gerou a polémica (e, atenção, que um flash dura segundos, portanto, pode ter sido só um azar), sim, fazem. Porquê? Porque não está a apoiar a cabeça e o pescoço do bebé, um erro que faz com que esta zona do corpo fique instável, podendo, por um lado, levar a criança a cair para trás e, por outro, resultar em lesões no pescoço ou coluna vertebral, explica Risa Klein, uma parteira e enfermeira de Manhattan, ao "Insider".

Babywearing. São as opiniões das consultoras mais válidas do que as dos pediatras?
Babywearing. São as opiniões das consultoras mais válidas do que as dos pediatras?
Ver artigo

É que esta parte do corpo demora algum tempo a desenvolver-se. Os bebés não têm a força dos adultos no pescoço — só por volta dos quatro meses é que eles são capazes de suportar o peso da sua própria cabeça. É por isso que, até lá, os adultos devem fornecer-lhes o apoio necessário.

"É uma questão de segurança", diz à revista americana a enfermeira, que acrescenta que a fisiologia dos bebés faz com que eles precisem de um suporte para aguentar com o peso da cabeça.

Há uma técnica de apoio especifica: os pais devem colocar a mão esquerda na base do crânio do bebé e o dedo indicador e polegar nos dois lados do pescoço, de forma a fornecer o apoio de que ele precisa, evitando assim as potenciais lesões.

No caso de a mãe estar a amamentar, pode apoiar a cabeça do bebé na dobra do cotovelo esquerdo — o antebraço pode estar estendido ao longo das costas e espinha dorsal, com a mão a segurar o rabo, de forma a dar-lhe estabilidade. Assim, a outra mão fica livre para o que for necessário.

A enfermeira sugere que, para situações em movimento — como no caso de Meghan Markle —, as mães utilizem um sling para transportar os bebés — as duas mãos ficam livres e o suporte é garantido. Klein aconselha ainda que, para as mães que têm dúvidas sobre a forma como carregar o filho, se contrate uma especialista em pós-parto que ensine o método ou ainda que participem em aulas de grupo, que ensinam as regras mais importantes. Afinal, ninguém nasce ensinado.