A romena Eva Mozes Kor, 85 anos, uma sobrevivente do Holocausto, morreu esta quinta-feira, 4 de julho, em Cracóvia, durante a visita anual a Auschwitz, na Polónia. A sobrevivente da Segunda Guerra Mundial esteve presa no campo de concentração durante a guerra, onde chegou, juntamente com a família, em março de 1944.

Apesar de ter sido alvo de várias experiências juntamente com a sua irmã gémea às mãos de Josef Mengele, também conhecido com o Anjo da Morte, Eva Mozes Kor conseguiu sobreviver e foi libertada do campo pelas forças soviéticas em janeiro de 1945. Os pais e duas irmãs morreram no campo, sendo Eva e a irmã gémea as únicas a abandonar Auschwitz com vida.

Depois da guerra, a romena dedicou a sua vida à memória do que aconteceu durante o Holocausto e fundou o "Candles Museum and Education Center" no estado do Indiana, nos Estados Unidos. Acerca da morte da sua fundadora, o museu já emitiu uma declaração através do Twitter: "Lamentamos profundamente a morte de Eva Kor, sobrevivente do Holocausto, defensora do perdão e fundadora do Candles Holocaust Museum and Education Center".

Auschwitz pede que não se publiquem fotos nos trilhos que levaram as vítimas do Holocausto à morte
Auschwitz pede que não se publiquem fotos nos trilhos que levaram as vítimas do Holocausto à morte
Ver artigo

O memorial de Auschwitz juntou-se às condolências pela morte da romena e também já se pronunciou: "Há cinco dias, gravámos o testemunho de Eva Kor, uma sobrevivente de Auschwitz, para os arquivos do museu. Agora sabemos da sua morte. É mais do que uma notícia de última hora. É algo devastador, mais um sobrevivente que vai parar de partilhar a sua história":

No vídeo mencionado pela entidade, Eva Mozes Kor declarou que "devemos perdoar os nossos piores inimigos" e ainda acrescentou: "No momento em que decidi perdoar os nazis, libertei-me de Auschwitz e de toda a tragédia que se passou comigo".