Depois de o primeiro livro ter sido lançado em 2003, a história em banda desenhada de "The Walking Dead" chegou ao fim com o novo capítulo da saga publicado esta quarta-feira, 3 de julho. O final foi totalmente inesperado, já que nunca esteve previsto pelos fãs e Robert Kirkman, criador da história, fez questão que assim fosse ao nunca revelar nada que pudesse estragar o desfecho.

Em comunicado oficial, citado pela revista "Wired", o autor norte-americano explicou o final escolhido.

"A saga de 'The Walking Dead' sempre foi construída com base no fator surpresa, no não saber o que vai acontecer assim que mudas a página, quem vai morrer ou de que forma vão morrer... Foi essencial para o sucesso da saga. Sentia que era errado e contra a natureza desta série não criar o fim com a mesma surpresa com que escrevi algumas das mortes principais", revela.

"The Walking Dead" é como um amor incompatível, sem futuro e infeliz
"The Walking Dead" é como um amor incompatível, sem futuro e infeliz
Ver artigo

"De certa forma, terminar esta série foi muito semelhante a matar uma personagem importante. Talvez muito mais difícil, mas a sensação é igual. Eu não o queria fazer. Preferia continuar, mas a história está a dizer-me o que quer e aquilo de que precisa. E isto precisa de acontecer — quer eu queira, quer não", continuou.

A verdade é que, para que nenhum seguidor mais curioso fosse capaz de descobrir o plano original de Kirkman, os responsáveis pela produção e distribuição dos livros receberam capas e descrições falsas para que fossem impressas nas edições seguintes. A ideia seria não levantar suspeitas sobre o facto de já não haver mais história para contar.

Apesar do final da história original, a AMC diz que os fãs não têm por que se preocupar com a série de televisão que vai a caminho da 10.ª temporada, com data de estreia prevista para outubro.

Afinal, o que é que aconteceu a Rick em "The Walking Dead"?
Afinal, o que é que aconteceu a Rick em "The Walking Dead"?
Ver artigo

Segundo escreve o "The Wrap", o canal norte-americano já fez saber, através de um comunicado oficial, que "a série vai continuar por muitos anos."

Além da adaptação televisiva, que partilha o mesmo nome com os livros, há ainda o spin-offs "Fear the Walking Dead" com mais dois anunciados. Mas não se fica por aqui, visto que também estão planeados vários filmes centrados apenas na personagem Rick Grimes, interpretada por Andrew Lincoln.