No final de maio, foi anunciado que ia ser possível andar de trotinete elétrica pelas ruas de Lisboa utilizando o passe Lisboa VIVA. Esta parceria entre a empresa Hive e OTLIS (Operadores de Transportes da Região de Lisboa), oferecia 20 minutos mensais para andar de trotinete aos portadores do passe, numa iniciativa que durava até dezembro.

O objetivo desta campanha passava pelo incentivo à mobilidade suave na Grande Área de Lisboa, com o intuito de ajudar a reduzir o congestionamento do trânsito — que todos os dias dá uma enorme dor de cabeça aos condutores da cidade.

Vai ser possível andar de trotinete elétrica com o passe Lisboa Viva

Para tal, os interessados tinham que, até 29 de junho, fazer o download da aplicação da Hive — disponível para Android e iOS —, registar-se e, segundo informou o jornal “Eco“, submeter uma fotografia da parte de trás do passe, bem como uma selfie, na categoria “Prémio VIVA”.

De acordo com um comunicado enviado às redações, a Hive registou a adesão de cerca de 20 mil pessoas. Este sucesso levou a que os responsáveis da marca queiram prolongar o período de adesão de novos utilizadores até ao final deste mês.

Esta conta de Instagram mostra trotinetes mal estacionadas em Lisboa

A City Manager da Hive, Joana Pereira Correia, revelou que estão “muito contentes com a adesão da campanha”. “O facto de 20 mil pessoas terem aderido deixa-nos confiantes de que a mobilidade nas cidades passará, cada vez mais, por uma complementaridade entre as diversas soluções e serviços de mobilidade suave”, afirmou em comunicado.

Esta campanha serve para qualquer portador do passe Lisboa VIVA, independentemente do título de transporte, desde que esteja válido. Desta forma, ao registar-se na aplicação e efetuar todos os passos já indicados, vai poder contar com 20 minutos grátis todos os meses para andar de trotinete até ao final do ano.

Mas atenção: os minutos não acumulam de mês para mês. Se não utilizar os 20 minutos oferecidos, ficará com o mesmo saldo no mês seguinte. Caso gaste todos os minutos, sempre que quiser andar numa das trotinetes da Hive terá que pagar 1€ para desbloquear o serviço e 15 cêntimos por cada minuto.