Não é fácil abdicar do uso do plástico. Ele está em todo o lado: nos livros que encomendamos pela internet, nos vegetais que compramos no supermercado, até nos brinquedos LEGO dos miúdos. Mas esta é uma batalha que temos mesmo que ter, ou não estivesse em causa o futuro do planeta.

Para incentivar todas as pessoas que querem lutar contra o uso abusivo de plástico mas não sabem por onde começar, este mês é dedicado ao tema. A iniciativa chama-se Plastic Free July, e convida todos os que aceitarem este desafio a passarem 31 dias sem recorrerem a um dos maiores inimigos do ambiente.

Para se inscrever, basta ir ao site, preencher um formulário com os seus dados pessoais e indicar o seu email. Este último pormenor é particularmente importante, uma vez que é através do endereço de email que vai receber todas as semanas dicas e truques para cumprir este desafio — e assim manter a motivação.

A primeira campanha da Plastic Free July remonta a 2011 e foi lançada pela Plastic Free Foundation, com sede na Austrália. O objetivo? Desafiar milhões de pessoas de todo o mundo a recusar plásticos de uso único. Até agora a adesão tem sido positiva: em julho de 2018, 120 milhões de pessoas participaram no desafio, em 177 países.

16 dicas simples e práticas para reduzir drasticamente o plástico na sua vida
16 dicas simples e práticas para reduzir drasticamente o plástico na sua vida
Ver artigo

De acordo com a organização, o impacto deste desafio é notório. Vejamos os números.

  • Os participantes reduziram o lixo doméstico, em média, 76 quilos (valor por ano e por agregado familiar);
  • Além disso, reduziram também o uso de recicláveis (embalagens descartáveis), em média, 28 quilos por ano;
  • A iniciativa contribuiu para uma redução de 490 milhões de quilos de resíduos plásticos, também por ano.

Ao inscrever-se nesta iniciativa, pode escolher sítios específicos por onde começar o combate ao plástico — pode querer eliminá-lo no trabalho, em casa ou na escola. Dar pequenos passos antes de partir para um mês inteiro sem desperdício pode ser mais fácil, uma vez que o plástico está (mesmo) em todo o lado. Além disso, no site encontra ainda 39 ideias por onde pode começar a fazer a sua parte.

Destacamos 7 que acreditamos serem as mais apropriadas para quem quer começar este desafio. Ora veja.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.