Na época mais quente do ano, há mais coisas para fazer além de dar mergulhos no mar ou na piscina. É nesta altura que as noites têm outro sabor, por isso beber um copo numa esplanada ou passear ao pé do rio são ótimas sugestões para quem quer aproveitar o verão em Lisboa. Mas não são as únicas: e se lhe disséssemos que há sessões de cinema ao ar livre um pouco por toda a cidade?

Dos grandes clássicos aos filmes menos mainstream, da Quinta das Conchas até ao Chiado. O cinema ao ar livre está de volta, virou moda e nós damos-lhe 6 sugestões de sítios imperdíveis.

Das festas num iate à comida libanesa, 12 coisas para fazer em Lisboa este verão
Das festas num iate à comida libanesa, 12 coisas para fazer em Lisboa este verão
Ver artigo

1. Pátio do Polo Cultural Gaivotas Boavista, perto do Miradouro de Santa Catarina

Foi este o local escolhido para receber a 4.ª edição do Lusco-Fusco. Este ano, entre julho e setembro, esta zona vai oferecer um programa recheado de atividades culturais para quem por lá passar — desde concertos, sessões de cinema, peças de teatro ou jantares com gastronomia internacional.

No que diz respeito ao cinema, as sessões "No País do Cinema" começam a 10 de julho e prolongam-se até 11 de setembro. Durante este período vai poder ver filmes de produção portuguesa como "Clandestino", "Os Salteadores" ou ainda "Ponto Morto", mas também produções estrangeiras de França, Espanha ou Estados Unidos.

A entrada é gratuita para qualquer das atividades, limitada ao número de lugares existentes. Se por acaso pensar em jantar por lá, deve reservar com antecedência e terá um custo de 15€ por pessoa.

2. Hotel Baía de Cascais

O Ciné Society também está de volta a Lisboa para dois eventos de cinema ao ar livre. Um deles realiza-se no Blue Bar no terraço do Hotel Baía de Cascais. Para além de assistir a alguns dos grandes clássicos do cinema mundial, vai também poder observar a vista proporcionada pelo evento.

A próxima sessão acontece a 2 de julho com a exibição de "Comer Orar Amar", com a atriz Julia Roberts. Ao longo de dois meses, até 27 de agosto, vai poder ver ou rever filmes como "Footloose — A Música Está do teu Lado", "Grease" ou "Dirty Dancing".

Neste novo filme de comédia os Beatles nunca existiram — e Ed Sheeran faz de si próprio
Neste novo filme de comédia os Beatles nunca existiram — e Ed Sheeran faz de si próprio
Ver artigo

3. TOPO Chiado

Entre o Elevador de Santa Justa e o Antigo Convento da Ordem do Carmo, o Ciné Society também vai ter uma sessão de cinema ao ar livre em parceria com o restaurante TOPO Chiado. Com uma maior variedade de filmes, os visitantes vão poder assistir a filmes como "Kill Bill — A Vingança (vol. 1)" ou "Assim Nasce Uma Estrela".

As próximas sessões são já esta quarta-feira, 26 de junho, com a exibição do filme "Lady Bird", e na quinta-feira, 27 de junho, com "Romeu + Julieta", protagonizado por Leonardo DiCaprio. Tem muitas mais opções, uma vez que o evento vai lá estar presente até 29 de agosto.

4. Quinta das Conchas

Durante três semanas, a Quinta das Conchas vai transformar-se numa autêntica sala de cinema. A 12.ª edição do CineConchas vai exibir filmes para todas as idades, sempre a partir das 21h30.

De quinta-feira, 27 de junho, a sábado, 29, quem decidir passar pelo jardim da Quinta das Conchas vai poder assistir a filmes como "A Revolução Silenciosa" ou "Ralph vs Internet". O cinema regressa de 4 a 6 de julho, com os filmes "Green Book — Um Guia para a Vida" ou "Viúvas".

Na última semana do evento, de 11 a 13 de julho, os visitantes vão poder ver "Bohemian Rhapsody" ou o filme de animação "Como Treinares o Teu Dragão: O Mundo Secreto".

Disney lança campanha para reutilizar e reciclar brinquedos
Disney lança campanha para reutilizar e reciclar brinquedos
Ver artigo

5. Jardim Fernando Pessoa

A freguesia do Areeiro sabe que as sessões de cinema ao ar livre são uma das melhores coisas que o verão pode trazer. Por isso mesmo, nos próximos dias 27 de julho, 24 de agosto e 21 de setembro, vão ser exibidos filmes no Jardim Fernando Pessoa, na Avenida de Roma. A entrada é livre.

6. Castelo de São Jorge

Se estiver a pensar em visitar o Castelo de São Jorge, então leve as pipocas, pois também vai haver um ciclo de cinema ao ar livre nessa zona. A Casa da Achada organizou o evento "Espaços que não têm lugar", com várias sessões de cinema de 1 de julho até 26 de agosto.

Todas as segundas-feiras, os filmes vão ser apresentados por um convidado que, no final, irá proporcionar uma discussão acerca daquilo que foi exibido. Neste ciclo de cinema, vão passar filmes como "O Feiticeiro de Oz" ou "O Anjo Exterminador".