Passar muitas horas seguidas sentado no sofá durante uma maratona de séries aumenta em 50% a probabilidade de uma morte prematura. É esta a conclusão de um novo estudo realizado pela American Heart Association publicado esta quarta-feira, 26 de junho, que recolheu testemunhos de 3.592 pessoas.

Segundo escreve o tabloide britânico "Mirror", a investigação — que contou com a participação de 3.592 pessoas — reforça a ideia de que um estilo de vida sedentário está diretamente associado ao aumento da tensão arterial e à probabilidade de uma pessoa desenvolver diabetes e obesidade. E é aqui que fica o alerta: estes fatores contribuem para o surgimento de problemas cardíacos.

Segundo os dados revelados pelo estudo, as pessoas que veem mais de quatro horas de televisão por dia aumentam em 50% a probabilidade de morrerem mais cedo do que as pessoas que veem menos de duas horas.

E há uma diferença entre fazer maratonas de séries ou estar sentado à secretária a trabalhar — já que aqui há uma probabilidade menor de consumir alimentos muito saturados.

Noites mal dormidas aumentam probabilidade de ansiedade e depressão em estudantes
Noites mal dormidas aumentam probabilidade de ansiedade e depressão em estudantes
Ver artigo

"Ver televisão é uma atividade que, geralmente, acontece ao final do dia onde as pessoas podem consumir refeições maiores. É nessa altura que se podem tornar também mais sedentárias já que passam horas ininterrumptas sentadas antes de irem para a cama", explica à Jeanette Garcia, responsável pela investigação, ao jornal britânico.

Jeanette Garcia não tem dúvidas de que "comer uma refeição pesada e estar sentado durante muito tempo pode revelar-se uma combinação muito má para a saúde."

A explicação é simples: é que durante uma maratona de séries ou filmes, os snacks consumidos raramente são frutas ou vegetais.

"Durante o trabalho que implique estar sentado à secretária, é comum os trabalhadores levantarem-se frequentemente para tirar fotocópias, falar com os colegas ou ir para reuniões. Muito raramente se verificam casos em que estão longas horas sem se movimentarem de todo", conclui.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.