Se há produto de maquilhagem que consegue transformar totalmente o look de uma mulher é o batom. Com uma cor mais forte ou mais discreta, o batom tem sempre a capacidade de dar mais vida ao rosto.

Mas, para esse efeito, convém que o batom seja aplicado de forma irrepreensível — o que nem sempre é fácil. O truque mais usado pelas maquilhadoras é o lápis delineador. “Uso muito. Não só ajuda a desenhar corretamente a linha do lábio, porque ninguém é simétrico, como também ajuda a que o batom não saia dessa mesma linha”, explica à MAGG a maquilhadora Mariana Daehnhardt.

No entanto, o lápis para os lábios já teve uma reputação menos boa. Hoje, o preconceito passou e é um dos produtos essenciais de maquilhagem, para quem gosta de ter uns lábios bonitos e bem pintados. Para conseguir esse resultado, o ideal é seguir estes passos.

9 máscaras faciais para preparar a pele para o verão

O processo de pintar os lábios deve começar com a hidratação, usando um bálsamo. Depois de secar os lábios com um lenço de papel, aplica-se o lápis delineador. “Eu começo por fazer um ‘X’ no arco superior do lábio e depois completo os dois lados, de cima para baixo”, explica. A aplicação pode ser feita de forma leve, sem grande pressão. Depois de ter os lábios contornados, aplica-se o batom. No final, pode voltar a passar o lápis.

No momento da escolha do lápis de lábios, deve ter-se o cuidado de optar por uma cor exatamente igual à cor do batom que se vai usar. No caso de não conseguir encontrar a cor exata, pode optar por um lápis transparente, apenas para delinear os lábios.

Quem não quiser definir os lábios em demasia, pode também usar o lápis primeiro para delinear, depois preencher os lábios com o lápis e só depois aplicar o batom por cima. “Gosto de fazer isso principalmente com lápis de longa duração”, explica.

Reunimos 15 sugestões de lápis delineadores de lábios, de várias cores, texturas e preços, para começar já a usar esta técnica profissional.

15 fotos