Depois de Lisboa ter celebrado o Santo António a 13 de junho é hora do Porto acordar para os festejos. A 24 de junho celebra-se o São João, mas é no dia 23 à noite que começam os festejos.

Pegue nos martelos, calce os ténis mais confortáveis que tem em casa e palmilhe a cidade. A MAGG sugere seis atividades para fazer na noite e no dia do São João.

Tomorrowland. Porto recebe um dos maiores festivais de música eletrónica do mundo
Tomorrowland. Porto recebe um dos maiores festivais de música eletrónica do mundo
Ver artigo

Festeje o São João no The Artist Porto, Hotel & Bistrô

No 'The Artist' a festa começa às 19 horas

Para uma comemoração mais privada, o ideal é escolher o The Artist. À chegada não vão faltar o caldo verde e os enchidos nem mesmo a broa de milho. As sardinhas assadas e os grelhados mistos também marcam presença numa das noites mais animadas do ano. Os tradicionais balões também não vão faltar e podem ser lançados antes da sobremesa — há arroz doce e salada de fruta.. A festa começa às 19 horas do dia 23 e a música ao vivo dura até à meia-noite. A entrada custa 48,50€ e as reservas devem ser feitas por telefone: 220 132 700, ou por e-mail: geral@theartistporto.pt. As crianças até aos 4 anos não pagam e as que tenham entre 5 e 11 anos pagam apenas metade do preço.

Experimente a nova Cerveja Manjerico

Para além da nova cerveja com manjerico, aqui pode comer aros de cebola e hambúrgueres

Dia 23 de junho, a partir das 19 horas pode experimentar a nova cerveja feita de manjerico, a Lagerico, na Cerveja Nortada. Como é noite de São João, as tradicionais sardinhas febras ou entremeadas não vão faltar, nem mesmo a decoração São Joanina com a melhor música tradicional portuguesa. Caso queira algo diferente, aqui é o espaço. Hambúrgueres, tábuas de enchidos e queijo ou aros de cebola também estão disponíveis. Para quem quiser garantir um lugar sentado convém reservar para 220181000.

Comemore o São João com miúdos e graúdos

Na Casa das Artes vai haver atividades para os mais pequenos desde as 15 horas

A Casa das Artes é o sítio perfeito para um arraial com crianças. Primeiro porque começa às 15 horas de domingo, a altura ideal para tirar as crianças de casa, depois porque para além da música (que promete ser ao longo da noite) existem diversas atividades para entreter os miúdos. Nos intervalos, pode sempre desfrutar da tão tradicional sardinha à moda do Porto, das bifanas no pão e do caldo verde quentinho. A entrada na Casa das Artes é livre.

Hostel de luxo no Porto eleito o melhor do mundo
Hostel de luxo no Porto eleito o melhor do mundo
Ver artigo

Troque a música popular por outra mais alternativa

 Maya Jane Coles será a DJ convidada para dia 23 no Teatro Sá da Bandeira

Para além da música nas ruas, a festa do São João também se faz dentro do Teatro Sá Bandeira. Mesmo que o Quim Barreiros, a Ágata ou até o Toy não lhe agradem existem outros motivos para sair de casa, nomeadamente a colaboração entre o Industria Club, a RDZ, a Fusion e a Turbina. Maya Jane Coles será DJ convidada da noite com uma aposta na música mais arrojada e vanguardista. Tecno, house, r&b e dubstep são alguns tipos de música que poderá ouvir na noite de dia 23. Os bilhetes custam 10€ e já estão à venda.

Assista a torneios de Minigolfe em plena noite de São João

Há torneios a decorrer no Clube Minigolfe do Porto com entrada livre

As sardinhas estão comidas, o pézinho de dança está dado e o alho-porro está comprado. O que fazer mais na noite mais longa do Porto? Ver o torneio anual de Minigolf que já vai na 47ª edição. O Torneio das Festas da Cidade do Porto é organizado pelo Clube Minigolfe do Porto e já é um autêntica tradição. Os campos estarão encerrados ao público mas a entrada para assistir ao torneio é livre.

Comemore a “Festa Junina” na Carlotta Cake Boutique

Na Carlotta Cake Boutique comemora-se a festa 'Junina'

Se já não pode ver sardinhas e febras à frente, a pastelaria Carlotta Cake Boutique é o sítio para si. Nos dias 22, 23 e 24 de junho a pastelaria vai comemorar a festa “Junina” – uma festa brasileira que se comemora precisamente em junho. O staff estará vestido de acordo com o tema e a decoração mistura os costumes brasileiros com os portugueses. Das 12 às 19 horas poderá contar com cupcakes de pistachio e manjerico, bolo de fubá com goiabada e brigadeiro de parmesão, brigadeiro de pistachio, cachorro quente, vinho quente entre muitas outras coisas.