A chegada do verão não é a única coisa que se celebra esta sexta-feira, 21 de junho. Neste dia, assinala-se também o Dia Mundial do Ioga e, caso seja fã desta modalidade, pode aproveitar este dia para fazer uma aula num local muito especial e com uma vista deslumbrante da cidade de Lisboa.

Projeto quer implementar o ioga em escolas e hospitais

Mostrar Esconder

O Projeto Yoga em Portugal, uma parceria entre a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e a Associação Europeia de Terapias Orientais, é apresentado oficialmente a 21 de junho.

Trata-se de um programa nos vetores do ensino, investigação e regulamentação da profissão de instrutor de ioga, sendo que Paulo Hayes, docente do Departamento de Ciências das Religiões da Universidade Lusófona e responsável pela iniciativa, explica que estão planeadas “ações de formação para professores do ensino básico e secundário, bem como a preparação de instrutores para o ensino do Yoga e da meditação em centros de saúde e hospitais”. 

“Os estudos modernos revelam indícios de que o Yoga contribui para a integração de grupos minoritários e de como a meditação poderia contribuir para modificar o sistema sociopolítico”, nota o coordenador do curso profissionalizante, que se inicia em setembro.

O Projeto Yoga em Portugal é apresentado entre as 18h30 e as 21h30 na Universidade Lusófona, no Campo Grande, Lisboa, e a entrada é aberta ao público.

Para marcar este dia, o miradouro Amoreiras 360º Panoramic View, no topo de uma das conhecidas torres, organiza sessões de ioga gratuitas, em parceria com a Casa Vinyasa – Ashtanga Yoga Shala. Vão existir duas aulas com a professora Isa Guitana Wong (que exerce a função há mais de 15 anos), às 10h e às 11h.

Este é o terceiro ano consecutivo da parceria do miradouro com a Casa Vinyasa, o primeiro espaço em Portugal totalmente dedicado ao Ashtanga Yoga tradicional, desde 2003.

Cada sessão tem uma lotação máxima de 45 pessoas e, apesar de serem gratuitas, os interessados têm que fazer uma inscrição.

Se quer marcar presença nesta iniciativa, deve seguir as páginas de Instagram do Amoreiras 360º e da Casa Vinyasa, para além de enviar um email para [email protected], com os dados pessoais (nome, data de nascimento e e-mail). Posteriormente, a organização irá enviar uma nova mensagem com a confirmação da inscrição.

Para além de poder apreciar de uma vista panorâmica, não tem de se preocupar com muito mais: a organização do evento vai disponibilizar tapetes de ioga a todos os participantes, para além de um goody bag com alguns produtos e descontos, cortesia da marca Celeiro.

Depois de uma separação, há o luto. Mas o ioga pode ajudar