As campanhas online de angariação de fundos não são inéditas, com muitas pessoas a utilizar estas ferramentas para reunir dinheiro para ajudar uma causa solidária, lutar contra uma doença ou levar a cabo produções independentes. Porém, poucas pessoas se terão lembrado de iniciar uma campanha deste género para financiar uma viagem de férias — até agora.

O casal de influenciadores digitais Catalin Onc and Elena Engelhardt, que gerem a página de Instagram com o nome Another Beautiful Day Official, onde reúnem quase 35 mil seguidores, descrevem-se a eles próprios como viajantes e perseguidores de sonhos.

E o mais recente sonho deste casal é uma viagem de bicicleta entre a Alemanha e o continente africano durante o próximo verão, viagem para a qual a dupla de influenciadores pede ajuda financeira aos seus seguidores e público em geral.

Estes são os maiores influenciadores digitais de Portugal
Estes são os maiores influenciadores digitais de Portugal
Ver artigo

Catalin Onc e Elena Engelhardt fundaram uma campanha de angariação de fundos no site "GoFundMe", onde pedem 10 mil euros para os custos da viagem, nomeadamente para a manutenção das bicicletas, equipamento, comida, alojamento, gastos com internet, entre outras despesas.

"Queremos levá-los a todos connosco nesta grande aventura", escreveu o casal na página da campanha, onde acrescentou que pretendem mostrar "a beleza do planeta, dos habitantes, mas também as partes menos bonitas".

Apesar de já terem conseguido algumas doações no valor de cerca de 352€, a ideia não tem sido bem recebida por grande parte dos seguidores do casal.

"Vocês só podem estar a brincar. Quem é que deu dinheiro a estes mimados?", "Isto é apenas patético. Li isto online e faz-me muita confusão como é que vocês os dois vivem um estilo de vida luxuoso enquanto as vossas mães trabalham o dobro para vos sustentar" e "Arranjem um trabalho" foram apenas alguns dos comentários negativos à ideia da dupla de infuenciadores.

Dias depois da campanha de angariação de fundos ficar online, Catalin e Elena escreveram uma publicação na sua página de Instagram: "Algumas pessoas são muito rápidas a julgar e a falar. Neste momento não temos muito, mas  estamos a aceitar dinheiro das nossas mães, bem como doações, e não o escondemos. Esta situação ensinou-nos muito".