A primeira bandeira do orgulho gay era diferente da que vemos hoje

Tinha mais cores e cada uma delas um significado especial. Duas das cores saíram, mas a simbologia da bandeira manteve-se a mesma.

Hoje a bandeira tem seis cores, o que a torna mais parecida a um arco-íris

É um símbolo universal e representa o orgulho gay há mais de 40 anos. A bandeira do arco-íris nasceu da vontade da comunidade gay ter um símbolo que os identificasse. E neste que é o mês do orgulho gay, voltamos atrás para perceber a origem daquelas riscas coloridas que marcham pelas ruas em junho.

Ainda que mundialmente conhecido, este não foi o primeiro símbolo criado para identificar esta comunidade, ainda que o anterior tivesse uma conotação negativa. O triângulo rosa foi um dos símbolos usados nos campos de concentração nazis e indicava quais os homens que tinham sido capturados por práticas homossexuais.

O peso que este triângulo acarretava não se identificava com  a luta pela igualdade e, por isso, Gilbert Baker, artista americano de 27 anos, inspirado na bandeira dos Estados Unidos e desafiado por Harvey Milk, criou a bandeira gay, em 1978, em São Francisco. A primeira bandeira tinha oito cores, mais duas do que tem atualmente, tinha 9m x 18m e foi cosida à mão. “Quando levantei a bandeira e o vento a levou, fiquei extasiado. Vi imediatamente como todos se sentiam donos da bandeira. E pensei, ‘é ainda melhor do que alguma vez sonhei'”, contou Baker à “CNN“, em 2015.

E cada uma destas cores tinha um significado para Gilbert Baker. Cor de rosa para sexo, vermelho para vida, cor de laranja para cura, amarelo para a luz do sol, verde para a natureza, azul turqueza para a magia, azul para harmonia e violeta para espírito.

“Precisávamos de algo que expressasse a nossa alegria, a nossa beleza, o nosso poder. E o arco-íris fê-lo. Somos uma tribo de pessoas antiga e incrível. Escolhemos algo da natureza, algo bonito”, explicou.

Pouco tempo mais tarde e devido ao sucesso, foram retiradas duas cores da bandeira, o cor de rosa e o turquesa, ficando apenas com seis cores, com o objetivo de facilitar a produção em massa. Ficando assim mais parecida com um arco-íris, que foi a inspiração inicial de Gilbert Baker.

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]