Escolher todos os dias aquilo que vamos cozinhar nem sempre é fácil. Para ajudar nessa tarefa, o cozinheiro Matt Preston lançou o livro “Delicioso, Fácil, Rápido”, no qual sugere 127 refeições que demoram em média 30 minutos a estarem prontas a ir para a mesa.
O objetivo é acabar com a rotina de confecionar sempre os mesmos pratos e abrir horizontes no que toca à gastronomia. O chef recomenda refeições que podem ser servidas em jantares com os amigos e que não vão complicar a sua lista de compras, uma vez que todas elas podem ser feitas com ingredientes frescos do dia a dia e básicos que temos sempre no frigorífico, no congelador e na despensa.
Matt Preston ficou conhecido pela sua prestação enquanto membro do juri do programa Masterchef Austrália. Preston é também jornalista e tem uma coluna semanal nos jornais Daily Telegraph e Sunday Times.

1. Risotto de frango e cogumelos no forno com cobertura de queijo

Para: 4-6 pessoas
Preparação: 15 minutos
Cozedura: 50 minutos

Ingredientes
20 g de manteiga
2 c. de sopa de azeite
¼ de chávena de folhas de salva
200 g de cogumelos-botão, cortados ao meio
1 alho-francês, finamente fatiado
2 dentes de alho, esmagados
sal marinho e pimenta preta, moída no momento
6 coxas de frango sem osso, cortadas em pedaços de 4 cm
330 g (1 chávena e meia) de arroz arborio
1 L de caldo de galinha
60 g de queijo parmesão ou pecorino, ralado
sumo de limão, espremido no momento, para servir

Processo
Aqueça previamente o forno a 200ºC (180ºC em forno ventilado).
Numa caçarola refratária, derreta a manteiga com o azeite em lume médio-alto, até formar espuma. Adicione as folhas de salva e frite-as durante 2 minutos, ou até ficarem estaladiças. Use pinças para as transferir para um prato forrado com papel de cozinha e deixe-as escorrer. Reserve.
Deite na caçarola os cogumelos, o alho-francês e o alho e deixe refogar, mexendo durante 5 minutos ou até amolecerem. Tempere com o sal e a pimenta.
Acrescente o frango e frite, mexendo, durante 2 minutos, ou até o frango mudar de cor. Junte o arroz e o caldo e deixe levantar fervura. Tape (com a tampa ou com folha de alumínio) e leve ao forno durante 30 minutos.
Depois, destape e polvilhe com queijo parmesão e leve de novo ao forno durante mais 5-10 minutos, até o queijo derreter.
Salpique a superfície do risotto com a salva estaladiça e sirva com um pouco de sumo de limão e sal.

DICA
Os caldos e os queijos parmesão diferem no conteúdo de sal, por isso, não adicione sal a não ser quando for servir.

2. Almôndegas de frango com caril à tailandesa

Para: 4 pessoas
Preparação: 20 minutos
Cozedura: 30 minutos

Ingredientes
2 c. de sopa de óleo de coco
1 cebola, cortada em meias-luas
2 c. de sopa de pasta de caril vermelho, de compra
1 lata de 270 ml de leite de coco magro
250 ml (1 chávena) de caldo de galinha
4 folhas de limeira-kaffir
1 c. de sopa de açúcar de palma ralado, ou açúcar branco refinado
2 c. de chá de molho de peixe
150 g de feijão-verde, cortado diagonalmente
sumo de 1 lima

Almôndegas de frango
500 g de frango picado
1 pedaço de gengibre com 4 cm, descascado e finamente ralado
1 molho de coentros, pés finamente picados, folhas de coentros, para decorar
molho de soja, para temperar

Para servir
Noodles de Couve de Coco
noodles frescos de arroz ou hokkien
pezinhos de coentrada
malagueta vermelha, fatiada

Processo
Para fazer as almôndegas, deite numa taça a carne de frango picada, o gengibre e 2 colheres de sopa de talos de coentros finamente picados. Misture os ingredientes com as mãos para os ligar. Com a ajuda de uma colher de sopa retire porções da mistura, molhe as mãos com molho de soja e molde cada porção numa bolinha, colocando-as num prato. Tape e leve ao frigorífico até ser necessário.
Numa frigideira grande, aqueça metade do óleo de coco em lume médio-alto e frite as almôndegas, em levas, durante 2-3 minutos, até alourarem. Transfira-as para um prato.
Aqueça o restante óleo e deixe refogar a cebola, mexendo, durante 3-4 minutos, ou até amolecer ligeiramente. Adicione a pasta de caril e deixe cozinhar, mexendo, durante 1 minuto, ou até ficar aromático. Junte o leite de coco e deixe ferver. Deixe cozinhar durante 5 minutos, ou até o óleo se separar. Depois adicione o caldo, as folhas de limeira, o açúcar e o molho de peixe. Deixe ferver.
Adicione as almôndegas e deixe cozinhar durante 10 minutos, ou até o molho começar a engrossar ligeiramente. Junte o feijão-verde e deixe ferver durante mais 3 minutos, ou até as almôndegas estarem bem cozidas. Regue com sumo de lima, a gosto.
Enquanto as suas almôndegas estão a guisar, faça os Noodles de Couve com Coco e aqueça os noodles hokkien – no micro-ondas ou na caçarola onde cozeu a couve. Se optar pela caçarola, reserve a couve à parte.
Distribua os noodles por tigelas de ir à mesa. Coloque em cima as almôndegas, o molho, as folhas de coentros e a malagueta fatiada. Sirva com os noodles de couve com coco por cima ou a acompanhar.

Matt Preston tem 57 anos e foi membro do júri do Masterchef Austrália

3. Assado de primavera: camarão picante & tomate

Para: 4 pessoas
Preparação: 15 minutos
Cozedura: 40 minutos

Ingredientes
1 c. sopa de azeite
1 cebola roxa, cortada em cunhas finas
2 dentes de alho, esmagados
½ – 1 colher de chá de flocos de malagueta seca
1 lata de 400 g de tomates italianos, aos cubos
80 ml (1/3 de chávena) de vinho branco
2 pezinhos de orégãos
sal marinho e pimenta preta, moída no momento
300 g de massa risoni seca
40 g (½ chávena) de parmesão, em lascas
32 camarões descascados, com caudas intactas
1 embalagem de 250 g de tomates-cereja, cortados ao meio
200 g de queijo feta
gomos de limão para servir

Processo
Aqueça previamente o forno a 220ºC (200ºC em forno ventilado).
Numa frigideira funda refratária, aqueça o azeite em lume médio-alto, e deixe refogar a cebola, mexendo, durante 5 minutos, ou até amolecer.
Adicione o alho e os flocos de malagueta e deixe cozinhar, mexendo sempre, durante 1 minuto, ou até ficar aromático. Junte o tomate, o vinho e os orégãos e deixe levantar fervura em lume brando. Deixe cozinhar durante 5 minutos, ou até o molho apurar ligeiramente. Tempere com sal e pimenta.
Enquanto o molho apura, leve a massa a cozer em bastante água a ferver temperada com sal. Retire-a 3 minutos antes do tempo indicado na embalagem, quando estiver quase al dente. Escorra.
Adicione a massa escorrida e o parmesão ao molho de tomate e misture bem. Espalhe os camarões por cima, depois o tomate-cereja, certificando-se de que metade deles ficam com a parte cortada virada para baixo. Esfarele o queijo feta em pedaços grandes e polvilhe com eles a mistura.
Leve ao forno durante 25 minutos, ou até os camarões estarem cozidos e o queijo ter começado a gratinar. Decore com gomos de limão.

4. Salada Niçoise de feijão branco

Para: 4 pessoas
Preparação: 15 minutos
Cozedura: 15 minutos

Ingredientes
1 cebola roxa, finamente picada
2 c. de sopa de vinagre de vinho tinto
sal marinho e pimenta preta, moída no momento
8 batatinhas coliban (cerca de 600 g)
300 g de feijão-verde, aparado
4 ovos
60 ml (¼ de chávena) de azeite
1 ½ chávena de folhas de salsa
1 lata de 400 g de feijão-branco, enxaguado e escorrido
250 g de tomates-bebé variados, cortados ao meio
145 g (1 chávena) de azeitonas kalamata, descaroçadas e cortadas ao meio longitudinalmente
425 g de atum de conserva em azeite, escorrido e lascado em pedaços grandes

Processo
Numa taça grande (para evitar lavar muita louça mais tarde, certifique-se de que é mesmo grande), misture a cebola com o vinagre. Tempere bem com sal e pimenta. Reserve para a cebola avinagrar um pouco, enquanto faz a salada.
Deite as batatas num tacho (certifique-se de que o tacho é suficientemente grande para mais tarde poder adicionar o feijão-verde), e leve-as ao lume em água fria até levantar fervura. Depois deixe cozinhar mais 12 minutos, adicionando o feijão-verde nos últimos 2 minutos de cozedura. Escorra e corte as batatas ao meio.
Entretanto, coloque os ovos noutro tacho e cubra com água fria. Leve ao lume até ferver, mexendo constantemente. Assim que a água ferver, retire o tacho do lume e reserve durante 10 minutos. Depois, descasque os ovos sob água fria corrente, e corte-os em quartos longitudinalmente.
Junte o azeite, as batatas, o feijão-verde, a salsa, o feijão-branco, o tomate e as azeitonas à cebola. Misture gentilmente. Distribua por pratos de servir individuais, e disponha o atum e o ovo cozido por cima. Tempere com mais pimenta.

5. Couve-flor com macarrão e queijo

Para: 6 pessoas
Preparação: 15 minutos
Cozedura: 45 minutos

Ingredientes
200 g de macarrão
½ couve-flor (cerca de 680 g), cortada em florículos pequenos
20 g de manteiga, cortada em pedacinhos
2 chalotas, finamente picadas
1 ½ c. de sopa de farinha
375 ml (1 ½ chávena) de leite
100 g (1 chávena) de queijo Colby ou Monterey Jac com jalapeños, grosseiramente ralado
sal marinho e pimenta preta, moída no momento
70 g (½ chávena) de picles de malaguetas jalapeño, cortadas
20 g (¼ de chávena) de pão ralado panko
20 g (¼ de chávena) de queijo parmesão, ralado

Processo
Aqueça previamente o forno a 200ºC (180ºC em forno ventilado). Leve o macarrão a cozer em bastante água temperada com sal e retire-o dois minutos antes do tempo indicado na embalagem, para ficar al dente. Nos últimos quatro minutos de cozedura adicione a couve-flor e deixe cozinhar.
Depois escorra tudo e transfira para uma taça grande.
Enquanto a massa coze, leve a manteiga a derreter num tacho, em lume médio, junte a chalota e deixe refogar, mexendo, durante 3 minutos, ou até amolecer. Adicione a farinha e deixe cozinhar mais um minuto, ou até a mistura borbulhar. Retire o tacho do lume e acrescente, gradualmente, o leite, batendo até obter um creme macio. Leve de novo a lume médio e deixe cozinhar, mexendo durante 2 minutos ou até o béchamel ferver e engrossar.
Incorpore o queijo e deixe derreter. Tempere com sal e pimenta.
Envolva a massa e a couve-flor neste béchamel, depois deite a mistura numa assadeira grande ou em seis recipientes individuais que possam ir ao forno. Polvilhe com a malagueta jalapeño. Numa tigela, misture o pão ralado com o parmesão, e espalhe por cima. Leve a gratinar ao forno durante 30 minutos, ou até a superfície tostar e ficar estaladiça.

DICAS
Esta receita também fica bem com brócolos, mas junte malagueta vermelha, fresca ou seca, aos pedacinhos, em vez da jalapeño.
Se quiser apimentar ainda mais este prato, jogue com o béchamel. Substitua 60 ml (¼ de chávena) de leite por 60 ml (¼ de chávena) de líquido dos picles de malagueta jalapeño. Ou aromatize o leite com folhas de louro, pés de salsa ou uma cebola com um cravo-da-índia espetado – ou até uma combinação destes produtos. Um bocadinho de noz-moscada ralada é outra opção, pois adora leite e faz muito bem.