Já ninguém tem dúvidas sobre a urgência de diminuir o lixo produzido para bem do planeta. Agora, o "National Ocean Service", vem dar ainda mais força a esta luta coletiva, ao divulgar que todos os anos cerca de oito milhões de toneladas de plástico dão entrada no mar.

As ações de sensiblização multiplicam-se pelo mundo, mas a que aconteceu este sábado, dia 15 de junho, foi especial. De acordo com a CNN, 633 mergulhadores foram a uma praia na Flórida, nos Estados Unidos, para baterem o recorde mundial de limpeza do oceano — e conseguiram. Em duas horas, recolheram cerca de 725 quilos de lixo e a contagem ainda não terminou. O antigo recorde é de 2015 e pertence a 614 mergulhadores que estiveram 24 horas no Mar Vermelho.

Este é o verdadeiro super pai: é solteiro e tem 5 filhos adotivos com necessidades especiais
Este é o verdadeiro super pai: é solteiro e tem 5 filhos adotivos com necessidades especiais
Ver artigo

Segundo o mesmo canal televisivo, aquela zona da praia, perto do Deerfield Beach International Fishing Pier, existem várias espécies de vida marinha."É por isso que existe tanto lixo no mar", explica um dos participantes, que sabe que todos os dias há pescadores na zona.

O lixo recolhido junta vários materiais de pesca, desde linha a vários quilos de chumbos. Mas não é só. Dahlia Bolin, uma participante de 13 anos, afirmou ao jornal local "Sun Sentinel" que encontrou uma placa de metal a seis metros de profundidade.

"Estava no final do porão, a cerca de 6 metros de profundidade, meio enterrado na areia. Há um monte de chumbos para a linha de pesca, mas principalmente, há muitos peixes bonitos", revelou à mesma publicação, citada pelo "The Hill".

Publicidade com estereótipos de género proibida no Reino Unido
Publicidade com estereótipos de género proibida no Reino Unido
Ver artigo

Nesta praia da Flórida, o evento foi organizado pela loja de mergulho Dixie Divers e juntou pessoas de vários pontos do país. Em declarações ao "Sun Sentinel", citado pelo "The Hill", Arlington Pavan ficou entusiasmado com a limpeza. "É incrível ver todos aqui, felizes. Simplesmente incrível", disse o proprietário da loja.

Arlington também utilizou as redes sociais para agradecer a todos os que participaram no evento. "Somos oficialmente os detentores do recorde mundial para a maior limpeza subaquática. Obrigado aos nossos incríveis 633 mergulhadores que vieram para tornar este recorde possível", escreveu na legenda da publicação em que aparece com a placa do recorde do Guinness.