Existem hábitos que têm tanto de terrível como de viciante. É o caso de roer as unhas, adiar o despertador ao máximo ou acabar sempre por preferir um cachorro quente a uma salada.

A Amazon, para ajudar a criar uma rotina mais saudável, acaba de lançar uma pulseira que dá um choque elétrico de 350 volts de todas as vezes que o utilizador sair da linha.

Os choques podem ser administrados manualmente pelo utilizador numa espécie de auto punição, mas também podem ser instalados para que acontecem automaticamente. para estes casos funcionam melhor aqueles relacionados com maus hábitos na hora de dormir.

Mas é ainda possível que sejam os seus amigos a dar o choque e, dessa forma, chamar a atenção no exato momento em que o vê a fumar ou a comer porcaria.

Sim, o smartwatch sabe muito sobre si. E então?

Este dispositivo foi criado pela Behavioral Technology em Salt Lake City, Utah e a empresa garante que “dentro de 3 a 5 dias”, o utilizador começará a notar que os seus desejos são significativamente reduzidos, isto caso não tenham já desaparecido.

A duração da bateria depende da utilização, uma vez que cada carga dá para 150 choques. Mas calma, não falamos de uma dose que ponha o utilizador em perigo. Maneesh Sethi, o fundador, explica que a pulseira tem tensão suficiente para fazer o utilizador saltar e salienta ainda que está provado que a dor é uma boa forma potenciar uma mudança de hábitos.

A pulseira, que está à venda por 215 dólares, nasceu para dar resposta a um vício do próprio criador. Maneesh admitiu estar viciado em redes sociais e chegou mesmo a contratar alguém para lhe bater sempre que o visse no Facebook. “A minha produtividade aumentou”, garante. Foi aí que nasceu a ideia de criar a pulseira a que deu o nome de Pavlok. “Já existiam tantos relógios de fitness e de controlo dos movimentos e foi aí que pensei: “Por que razão existem tantos dispositivos a monitorizar os meus hábitos, mas não a mudá-los?”