Na tentativa de consciencializar para a importância das abelhas e do seu efeito polinizador, já abriu na Suécia o McDonald's mais pequeno do mundo — que no fundo é uma colmeia, só que diferente. Chama-se McHive e é inspirado na mistura do nome da marca com a palavra "hive", que significa colmeia em português.

A iniciativa, que partiu de uma colaboração do McDonald's com a empresa de publicidade Nord DDB, nasceu quando um dos restaurantes da marca no país colocou uma colmeia no telhado.

O efeito foi replicado em outros restaurantes e, segundo escreve a revista "Food & Wine", há já cinco McDonald's suecos com telhados com colmeias.

Na Holanda há uma estante de livros gigante a parar o trânsito
Na Holanda há uma estante de livros gigante a parar o trânsito
Ver artigo

A iniciativa foi tão bem sucedida que já há vários outros restaurantes a pensar aderir. "Em certas localidades, começaram os trabalhos para substituir a relva em redor dos restaurantes por flores e plantas que são tão importantes para a vida destas abelhas", lê-se.

Apesar de o McHive ser o McDonald's mais pequeno do mundo, a verdade é que lá dentro cabem cerca de mil abelhas. A multinacional norte-americana disse que está determinada em continuar o trabalho de sustentabilidade com imagem de marca.

15"Temos vários franchisados empenhados em contribuir para o sustentabilidade enquanto identidade da marca. E é bom sentir que temos a oportunidade de poder usar a nossa influência e reconhecimento para ampliar uma ideia tão incrível como ter colmeias nos telhados dos nossos restaurantes", revelou Christoffer Rönnblad, diretor de Marketing da marca McDonald's na Suécia.