As reservas de hotéis, apartamentos para as férias e outras tantas casas nunca mais foram as mesmas desde que plataformas como a Booking ou a Airbnb chegaram ao mercado. Em comum têm o fator prático: pode ver fotografias do espaço, ler críticas, consultar preços e fazer a reserva.

Agora há mais uma opção, desta vez com um selo "made in Portugal". Falamos da HomeCarShare, uma plataforma de reservas de alojamento para férias 100% portuguesa e sustentável. Tal como noutros sites, pode escolher os vários alojamentos locais e hotéis localizados de norte a sul do País e até nas ilhas. A HomeCarShare promete chegar ao resto da Europa em breve.

André Fernandes, manager executivo da plataforma, conta à MAGG que a mesma começou a ser desenvolvida em 2017, “mas que se tornou totalmente operacional no início de 2019”. Para já, existem 135 alojamentos de férias mas o manager executivo prevê que o número ultrapasse os 500 até ao final do ano.

Mas afinal como é que a HomeCarShare é sustentável?

O 100% português é fácil de perceber, mas como é que uma plataforma de reservas pode ser sustentável? Este modelo, que tem como preocupação o meio ambiente e o aumento da poluição conjunta, pode ser explicado em dois pontos.

O primeiro é uma parceria que a plataforma tem com a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. A HomeCarShare recolhe donativos em cada reserva de forma a apoiar a reflorestação em Portugal através do projeto Criar Bosques. Assim, por cada reserva que efetuar no site poderá ajudar o planeta através da plantação de árvores da espécie autóctones – como os carvalhos, as azinheiras ou os sobreiros.

Por outro lado, a HomeCarShare baseia-se na economia da partilha, uma vez que divulga alojamentos locais promovendo a economia local. Assim, propriedades que apenas eram usadas alguns dias por ano, podem vir a ser ocupadas por turistas em qualquer altura, atraindo assim alguma dinâmica a pequenas localidades.

10 casas com piscina para arrendar em agosto (a partir de 100€ por semana)
10 casas com piscina para arrendar em agosto (a partir de 100€ por semana)
Ver artigo

Para além destas iniciativas, a plataforma apoia ainda causas sociais e ambientais. Para além da recuperação das florestas autóctones, André Fernandes explica ainda que há parcerias com a World Wildlife Fund (WWF) para “a preservação de espécies ameaçadas e respetivos habitats” ou com a UNICEF, para apoiar “crianças em situações difíceis providenciando educação e proteção”. A HomeCarShare luta ainda “contra as alterações climáticas através da utilização de energias renováveis”.

Então e como é que funciona a plataforma? Na HomeCarShare pode pesquisar por alojamentos em destaque ou pelo destino que procura. No momento da pesquisa pode ainda escolher o número de adultos e crianças e assim ficar a conhecer os alojamentos que melhor se destinam à sua estadia. É ainda apresentado o preço por noite, algumas características do espaço, fotografias e comentários deixados por outros viajantes. Poderá também conhecer o proprietário do espaço com a possibilidade de o contactar para esclarecer dúvidas que possam surgir.

Através da plataforma, é ainda possível aos proprietários adicionar a partilha da sua própria viatura, através da modalidade de CarSharing. Pela mesma ótica da economia da partilha, é possível dar mais utilizações a viaturas que poderiam estar em desuso.

O processo de reserva também é simples: basta carregar nessa opção no site da HomeCarShare, tendo depois a possibilidade de efetuar um donativo para apoiar a reflorestação de Portugal. O valor do donativo é ainda devolvido ao viajante para que possa utilizar em férias na plataforma.

Uma das grandes vantagens de usar a HomeCarShare é o Programa de Fidelização, onde a plataforma partilha os rendimentos com os utilizadores de forma “a conseguir devolver até 50% do valor de cada reserva de um viajante em crédito para utilizar nas próximas férias na nossa plataforma”, explica o manager.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.