O abandono dos animais domésticos nas férias de verão continua a ser um drama e uma infeliz realidade. Apesar de cada vez mais existirem espaços dedicados a cuidar dos cães e gatos durante a ausência dos donos, há quem prefira deixá-los largados à beira da estrada, ou em qualquer outro lugar, sem qualquer preocupação com a sua vida ou com o seu futuro.

Em Portugal, por exemplo, estima-se que exista uma média de dez mil animais abandonados por ano, sendo que no verão a taxa de abandono é ainda maior.

Mas o nosso País não é o único a apresentar estes números: em 2017, uma linha de apoio ao animais britânica recebeu mais de 100 mil chamadas a denunciar o abandono de animais no Reino Unido e, em França, estima-se que mais de 100 mil animais sejam abandonados anualmente.

O dia em que perdi o meu animal de estimação
O dia em que perdi o meu animal de estimação
Ver artigo

Como forma de alertar a população para esta realidade, o artista francês Nicolas Amiard optou por uma abordagem bastante original e criou a série de imagens "Summer Adventures", onde retratou o abandono dos animais domésticos pelos donos em quadros de bem conhecidas bandas desenhadas, bem como de séries e filmes de animação.

As imagens, que podem ser vistas na página de Instagram do artista francês, são inspiradas na série "Os Simpsons", nas aventuras de Astérix, de Tintin e até no universo do Mickey da Disney, entre muitas outras. Na fotogaleria, veja a série completa.