Independentemente da idade e da plataforma que usamos para comunicar, já são raras as conversas que não incluam uns quantos emojis. Desde os mais básicos, até aos mais complexos que quase obrigam a uma enciclopédia de emojis — que por acaso já existe — já não imaginamos as conversas escritas sem estes bonequinhos amarelos.

As atualizações são constantes e, por isso, já há emojis para quase todas as emoções, desde as mais alegres, as tristes, furiosas, arrependidas, surpreendidas ou apaixonadas. Não faltam também corações de várias cores, profissões, roupa, comida, bandeiras, sinais de trânsito ou transportes.

Mas este é um campo que já provou ter poucos limites e há agora 72 novos emojis a chegar em breve a todos os smartphones, depois de terem sido aprovados pela Unicode Consortium, empresa responsável por definir quais os emojis para cada plataforma.

Sabe o que significa o seu emoji favorito?
Sabe o que significa o seu emoji favorito?
Ver artigo

Estes 72 novos emojis têm smileys, pessoas, animais, roupa e comida, mas têm, acima de tudo, uma vertente de inclusão. Há mulheres e homens em cadeiras de roda manuais e elétricas, surdos, cegos, há um aparelho auditivo, há um cão guia, um braço e uma perna mecânicos, comida e roupa de várias culturas, e duas pessoas do mesmo sexo de mão dada (sem definirem se é homem ou mulher). Nesta nova leva de emojis, vai ser possível escolher a raça e o género das duas pessoas, caso se selecione um emoji de casal. 

Tendo em conta que em muitos dos novos emojis é possível escolher o tom de pele, isto faz com que no total sejam lançadas 230 novas imagens. Estes são os 72 novos emojis que vai poder começar a usar ainda este ano.