É cada vez mais urgente combater o impacto das alterações climáticas no mundo. De acordo com uma investigação levada a cabo pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), até 2050, em Portugal, o nível médio do mar vai subir, as temperaturas vão aumentar e a precipitação vai diminuir em todo o País.

Foi a pensar numa solução para estas alterações climáticas que Leonardo DiCaprio decidiu realizar mais um documentário ambiental. "Ice on Fire", narrado e produzido pelo ator norte-americano, pretende mostrar que é possível reverter a situação.

Será que Portugal vai declarar estado de emergência climática?
Será que Portugal vai declarar estado de emergência climática?
Ver artigo

Durante a edição deste ano do Festival de Cannes, a 22 de maio, o ator norte-americano disse que "a mudança climática pode ser revertida se agirmos agora". No filme são apresentadas soluções para algumas questões climáticas. Uma delas passa pela redução da emissão de dióxido de carbono.

Segundo o jornal "The Jakarta Post", um dos intervenientes no documentário, Bren Smith, afirmou que não são precisas tecnologias avançadas.

"Não precisamos de tecnologia avançada, a natureza tem algas e crustáceos que capturam cinco vezes mais carbono do que as plantas terrestres." É o caso da alga kelp que, além disso, também pode ser utilizada para a confeção de alimentos ou enquanto fertilizante.

Das hortas aos transportes. Como é que Lisboa está a ficar mais verde?
Das hortas aos transportes. Como é que Lisboa está a ficar mais verde?
Ver artigo

Os gases emitidos pelas vacas, por exemplo, podem poluir mais do que um carro. Mas tudo pode mudar se os animais adotarem uma dieta diferente.

"Ao fornecer uma dieta de algas marinhas às vacas, é possível verificar uma redução de 90% na produção de metano", acrescentou Bren Smith, que cultiva plantas marinhas.

Já Leila Conners, realizadora do documentário, afirmou que se forem plantadas algas em apenas 9% das águas mundiais, a emissão de gases pode ser reduzida até 50%.

Menos 82% de animais selvagens, 47% de ecossistemas e 25% das espécies podem extinguir-se. É este o estado do Planeta
Menos 82% de animais selvagens, 47% de ecossistemas e 25% das espécies podem extinguir-se. É este o estado do Planeta
Ver artigo

Mas há outras soluções presentes do filme. Ainda de acordo com a mesma publicação, existe uma empresa suíça que desenvolveu uma máquina que consegue captar o dióxido de carbono presente no ar e transformá-lo em energia. "Existem soluções, a questão é: vamos usá-las?", questiona a realizadora ao longo da produção.

Depois de "A 11ª Hora", "Ice on Fire" é o segundo documentário ambiental produzido por Leonardo DiCaprio e Leila Conners. Nos Estados Unidos a estreia está agendada para esta terça-feira, 11 de junho, na HBO.

Em Portugal espera-se que o filme estreie na quarta-feira, 12 de junho.