A nova atualização do Instagram está relacionada com o mês do orgulho gay

Agora é possível os utilizadores especificarem o género com que se identificam. Além disso, algumas hashtags vão ter a bandeira LGBT+.

O mês de celebração do orgulho gay assinala-se em junho

Tanushree Rao/Unsplash

A 17 de maio, o CDS-PP propôs pintar as passadeiras de Arroios com as cores da bandeira LGBTI, para celebrar o Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia. Em junho, celebra-se o mês do orgulho gay — e o Instagram já possibilita que os utilizadores festejarem a ocasião.

De acordo com o jornal britânico “The Independent“, uma das atualizações permite que as pessoas selecionem o género com o qual se identificam. Se antes só existiam três opções — masculino, feminino e não especificado — agora existem quatro.

As duas primeiras mantêm-se. No entanto, em vez de “não especificado” agora é possível escolher a opção “prefiro não dizer” e também podem escolher personalizar, escrevendo o género com que se identificam.

Outra das novidades do Instagram é a parceria com a Glaad, uma organização que aborda questões difíceis e ajuda a moldar a mudança cultural. Esta parceria traz uma nova característica às hashtags LGBTI utilizadas na rede social.

Agora sempre que utilizar hashtags como #lgbt, #pride2019 ou #gay, elas vão aparecer com as cores da bandeira LGBT+. O mesmo acontece com o círculo colorido em torno da fotografia de perfil, sempre que publica uma Insta Story com uma dessas hashtags.

Em Portugal, são vários os eventos agendados para este mês. De acordo com o site de notícias “Dezanove“, este sábado, 15 de junho, vai realizar-se a primeira Marcha do Orgulho LGBTI de Aveiro. Já no dia 23 de junho, realiza-se a 23ª edição do Arraial Lisboa Pride, no Terreiro do Paço.

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]