A temporada dos festivais já arrancou. Entre os vários flagelos que podem ocorrer no meio das multidões que se reúnem para ver os concertos, um deles é exclusivo dos que não cresceram muito: durante os espetáculos, as pessoas baixas lutam contra as costas daquelas a quem o universo premiou com mais uns centímetros. Nós sabemos que isso é frustrante — até porque os bilhetes não são propriamente baratos.

O problema não é de hoje e claro que já há quem tenha pensado em soluções, daquelas que têm tanto de originais, como de exóticas — e até pouco práticas, podemos considerar.

Dominic Wilcox, um designer inglês, criou os One Foot Taller, uns óculos periscópicos, que deixam ver sobre a cabeça da pessoa que está à sua frente, ao acrescentarem cerca de 30 centímetros a quem os utiliza. Têm dois espelhos: um incorporado na estrutura dos óculos, num ângulo a 45 graus que permite observar o espelho que está instalado mais acima e que deixa ver aquilo que está a acontecer à frente, num nível mais elevado.

A solução para as pessoas baixas conseguirem ver concertos

“Eu estava em pé num concerto, virei-me e vi uma mulher baixa a dançar, mas incapaz de ver a banda por causa das pessoas altas à sua frente”, disse à “Dezeen” Dominic Wilcox. “Isto deu-me a ideia de criar uma solução que deixasse as pessoas verem através dos obstáculos, como pessoas com mais de um 1,80 metros, como eu.”

24 fotografias que mostram como eram os festivais de verão nos anos 60 e 70
24 fotografias que mostram como eram os festivais de verão nos anos 60 e 70
Ver artigo

Apesar de cumprir o seu propósito, o designer, que estudou no Royal College of Art, em Londres, aponta uma dificuldade na utilização destes óculos: “Dançar com isto pode ser uma desafio.”

Os One Foot Taller não estão disponíveis para venda, mas fizeram parte da exposição, de 2019, “Extraordinary Solutions to Everyday Problems”, no D&AD Festival, em Londres.

Ao "The Sun", o designer disse: "Criatividade é importante porque o mundo tem muitos problemas e desafios, e nós precisamos de mais pessoas com ideias criativas para solucioná-los."