Quem é que sabe tudo o que se passa na televisão portuguesa? Quem é aquela pessoa que reconhece todas as personagens da novela, tem noção de todas as tramas, vibra com os apresentadores da manhã e não perde pitada do que se passa à tarde?

A avó, claro. A avó adora os canais generalistas (confessa-nos esta avó que é fã de Cristina em particular) e é uma verdadeira enciclopédia no que diz respeito à televisão portuguesa. Maria Fernanda Simões tem 75 anos e é a autora da rubrica da MAGG, “A Avó Explica”. Todas as semanas, é ela quem nos conta o que de mais interessante aconteceu na televisão.

Este é o seu décimo texto.

A semana que passou começou de uma forma muito agradável, pois no “Você na TV” falou-se sobre animais, em especial sobre o Caju – o pug da Isabel Silva. A apresentadora foi convidada no programa da manhã da TVI e levou o seu fiel amigo, que a acompanha para todo o lado. Durante conversa a Isabelinha falou que as pessoas têm de aprender a viver com os animais – no início pode ser um desafio mas com alguma rotina os nossos amigos de quatro patas acabam por perceber. Não poderia concordar mais, ou não tivesse eu um labrador preto que me acompanha há já quatro anos.

A Bélinha com o seu adorável Caju

No mesmo dia, o doutor Quintino Aires teve uma intervenção que achei muito curiosa. Falou-se do colo que se dá às crianças e em como, até aos 3 anos, deve dar-se colo aos mais pequenos em momentos de segurança. Depois dessa idade, as crianças já não precisam que lhes peguem ao colo uma vez que devem ter contacto com as outras crianças para brincar. Eu como educadora de infância que fui não poderia concordar mais.

Ainda no Goucha, gostei de assistir a mais dois momentos: o primeiro foi a conversa com a jornalista Alexandra Borges, que para mim está a desenvolver um ótimo trabalho jornalístico, e o segundo foi a conversa que o alfaiate Paulo Battista teve com a mulher do Adrien Silva, um ex-jogador do Sporting que está atualmente no Mónaco.

Desta conversa descobri que o jogador tem uma família muito bonita e unida. Adrien e Margarida têm três filhos, dois rapazes e uma rapariga, e encontram-se a viver no Mónaco. A mulher do jogador foi quem mais falou e fiquei a saber que estudou gestão hoteleira mas atualmente dedica-se aos filhos. Sempre foi fã do Sporting, mas quando conheceu o marido não sabia que ele jogava no seu clube – realmente a vida é mesmo engraçada.

Achei a entrevista muito leve e gostei muito a forma como ela encara a vida. Apesar de ser mulher de um jogador, tem sonhos para o futuro. Diz que a prioridade agora é a carreira do Adrien e a infância dos filhos, mas quando isso terminar diz que quer abrir um hotel por conta própria. E já tem tudo planeado, conta.

A Avó Explica. A Maria fez anos, mas do que gostei mesmo foi da família do Bruno Fernandes
A Avó Explica. A Maria fez anos, mas do que gostei mesmo foi da família do Bruno Fernandes
Ver artigo

Em relação à jornalista Alexandra Borges, devo dizer que sempre apreciei o seu trabalho – e desta vez não é diferente. A jornalista foi convidada do Goucha e da Maria para falar sobre a nova reportagem que passou esta semana no "Jornal da Noite" a propósito do esquema ilegal de adoções por parte da IURDE.

A certa altura, o apresentador perguntou se ela não sentia medo por estar a expor todas estas informações. Ela explicou que não, que o trabalho dela não é uma perseguição à igreja, mas admitiu que já teve proteção policial. A jornalista disse uma coisa que me deixou realmente a pensar e com a qual concordo profundamente. Diz que a justiça pode prescrever mas o trabalho de um jornalista não. Bravo, Alexandra!

No programa concorrente, apareceram três gerações de uma família que era apaixonada pela leitura – uma avó, uma mãe e uma filha. Achei interessante esta partilha num mundo que liga cada vez menos ao papel e à leitura e os substitui por reality shows, telemóveis e redes sociais. A mais pequena tinha 12 anos e o gosto da leitura tinha-lhe sido incutido desde pequena pela mãe, que todas as noites lia uma história. Achei que ela era uma miúda extraordinária e gostei imenso de a ouvir. Tinha um discurso muito elaborado, provavelmente devido aos livros que já leu, e uma fluência incrível. Dou-lhe os meus parabéns por isso.

As três gerações da mesma família com gosto pela leitura

Entrando já em modo férias, devo dizer que achei muita piada à intervenção da Iara Rodrigues, que é nutricionista e que preparou, no programa, um farnel cheio de coisas saudáveis para levar para a praia. Costumo fazer praia com a minha família por isso já tirei umas dicas para ninguém passar fome na praia, com a vantagem de ser tudo saudável. Se gostam deste tipo de temas, aconselho vivamente a procurarem este segmento e a experimentar algumas destas coisas em casa.

E por esta semana é tudo. Agora é hora de ir fazer experiências com os snacks saudáveis que o tempo para a praia está quase aí. Até para a semana.