Donald Trump é bem conhecido pelos deslizes e comentários pouco apropriados. Em visita oficial ao Reino Unido, antes mesmo de chegar o presidente dos Estados Unidos começou logo a gerar polémica. Em entrevista ao “The Sun”, chamou desagradável à duquesa de Sussex, membro da família real inglesa. Na mesma conversa tentou remediar a situação e disse ser ótimo contar com uma princesa americana na família real.

Se os momentos antes da chegada foram férteis em declarações diplomaticamente desapropriadas, a visita que começou esta segunda-feira, 3 de junho, tem sido igualmente controversa. Em apenas 24 horas em solo inglês, Donald Trump já quebrou o protocolo algumas vezes.

Donald Trump sobre Meghan Markle: "Não sabia que ela era tão desagradável"
Donald Trump sobre Meghan Markle: "Não sabia que ela era tão desagradável"
Ver artigo

A MAGG faz um apanhado dos momentos mais embaraçosos e polémicos do atual presidente dos Estados Unidos da América na visita oficial a Londres.

1. Chama “falhado” ao Mayor de Londres

5 momentos embaraçosos e polémicos de Donald Trump em Londres

Ainda o avião Air Force One sobrevoava os céus em direção a Londres, já Donald Trump gerava controvérsia. Tudo por causa de um tweet que fez sobre o Mayor de Londres. O Presidente dos Estados Unidos da América ofendeu Sadiq Khan, chamando-lhe desagradável e falhado.

“Sadiq Khan, que tem feito um terrível trabalho como Mayor de Londres, tem sido muito desagradável com a visita do Presidente dos Estados Unidos, um dos mais importantes aliados do Reino Unido”, escreveu no seu Twitter. “Ele é um falhado que devia focar-se no crime de Londres e não em mim”, continuou.

2. Cumprimenta a rainha com um gesto demasiado informal

O momento em que Trump cumprimenta a rainha

Na chegada ao Palácio Buckingham, esta segunda-feira, Donald Trump cumprimentou a monarca. O que devia ser um aperto de mão tornou-se num cumprimento estranho e demasiado informal. Segundo o “Mirror”, existe quem garanta que o presidente terá cumprimentado a rainha Isabel II com um fist-bump – um movimento que se caracteriza pela sua informalidade.

3. Adormece em pleno discurso da rainha

O momento em que Trump fecha os olhos

Os banquetes no palácio de Buckingham são uma tradição que a rainha e a família real britânica gostam de manter. O jantar que incluía 170 convidados, entre a família real, a família de Trump e alguns políticos, terá sido oferecido pela rainha. Como é hábito, Isabel II discursou perante os convidados.

Tudo teria corrido como planeado se o Presidente dos Estados Unidos da América não tivesse adormecido por breves segundos durante o discurso da rainha. Foram vários os utilizadores do Twitter que registaram o momento e se perguntaram se Donald Trump estaria efetivamente a dormir. A julgar pelas fotos terá mesmo fechado os olhos por uns breves segundos – uma falha no protocolo que não pode mesmo acontecer.

4. Esqueceu-se do presente que tinha dado à rainha

Mas as controvérsias não terminam por aqui. Esta terça-feira, 4 de junho, em visita ao palácio, Trump não reconheceu o presente que terá enviado à rainha no verão do ano passado. A estátua com um cavalo, que está numa exibição de artefactos americanos, foi mostrada ao presidente e perguntou-se se ele a reconhecia. Trump respondeu que não. Melania, veio em seu auxílio e disse: “Acho que demos isso à rainha”.

O presente de Trump oferecido à rainha

5. Não cumprimenta Theresa May à chegada a Downing Street

O segundo dia de Trump em Londres começou com uma reunião com a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May. À chegada ao número 10 de Downing Street, o Presidente dos Estados Unidos da América cumprimentou o marido de May com um aperto de mão. Já o cumprimento à primeira-ministra parece ter sido feito apenas verbalmente. Melania Trump, por sua vez, cumprimenta May e o marido com um aperto de mão.