Quem é que sabe tudo o que se passa na televisão portuguesa? Quem é aquela pessoa que reconhece todas as personagens da novela, tem noção de todas as tramas, vibra com os apresentadores da manhã e não perde pitada do que se passa à tarde?

A avó, claro. A avó adora os canais generalistas (confessa-nos esta avó que é fã de Cristina em particular) e é uma verdadeira enciclopédia no que diz respeito à televisão portuguesa. Maria Fernanda Simões tem 75 anos e é a autora da rubrica da MAGG, “A Avó Explica”. Todas as semanas, é ela quem nos conta o que de mais interessante aconteceu na televisão.

Este é o seu nono texto.

A Avó Explica. Continuo fã de Cristina, mas Maria Cerqueira Gomes esteve muito bem na semana passada
A Avó Explica. Continuo fã de Cristina, mas Maria Cerqueira Gomes esteve muito bem na semana passada
Ver artigo

A segunda-feira passada começou muito bem no “Você na TV”, porque tive o prazer de voltar a ouvir a doutora Suzana. Como sempre, achei que foi muito assertiva nos seus comentários e com um discurso que todos percebem. Como já devem ter percebido, eu sou uma fã da doutora.

No mesmo programa, gostei de ver a festa surpresa preparada para a Maria Cerqueira Gomes por ser o seu aniversário. Preparada pela produção, a apresentadora teve consigo alguns dos seus colegas do Porto Canal – alguns pessoalmente e outros a desejar felicidades através de um vídeo. Foi um segmento muito engraçado. Quando estava a dar o melhor da festa fiquei sem luz, e, por consequente, sem televisão. Por isso fiquei impedida de continuar a acompanhar a festa.

Maria Cerqueira Gomes foi surpreendida pela produção e pelos colegas do programa

Assim que a luz chegou, a celebração tinha acabado e fiz um zapping até ao canal concorrente. Liguei no “O Programa da Cristina” e ainda bem que o fiz porque estava a decorrer uma conversa com o Bruno Fernandes, do Sporting. Fiquei encantada com a filha dele, a Matilde, que é uma menina encantadora e muito comunicativa. O Bruno tem uma família muito bonita e simpática. Durante a conversa, a Cristina fez-lhe a pergunta que todos queríamos ver respondida: afinal, Bruno Fernandes fica ou não no Sporting? Ele diz que há uma ligação muito forte ao Sporting mas que havia ainda sonhos por concretizar. Como Sportinguista, sou daquelas que grita bem alto para ele ficar.

Ainda na Cristina, devo elogiar-lhe o vestido de quarta-feira. Era azul e eu achei que lhe ficava muito bem. Não sei se por ser clarinha ou com o cabelo loiro, mas a verdade é que aquele tom favorece-a imenso. Os brincos que completavam o conjunto também eram muito giros. Neste dia, estava a falar-se sobre a guarda dos filhos entre pais divorciados. Achei interessante uma dinâmica que foi falada no programa: uma mãe tinha guarda partilhada com o ex-marido mas as suas duas filhas nunca saiam de casa.

O vestido azul que a Cristina usou está à venda na loja dela, a Casiraghi Forever

Quando o ex-marido queria estar com as filhas, ia a casa delas, quando a mãe estava fora, o pai ia para casa delas. Assim, as pequenas nunca tinham de sair do ambiente delas. Achei uma dinâmica interessante e engraçada porque não é comum ouvir-se falar de exemplos assim.

Ainda na Cristina, houve uma entrevista que me deixou agarrada à televisão. Falo da conversa entre a apresentadora e o jovem Luís Simões. Primeiro, o meu filho tem exatamente o mesmo nome e, caso isso não fosse o suficiente para me captar a atenção, a sua história é incrível.

Contou que tinha três irmãos mais novos e que ainda criança tomava conta deles para que a mãe pudesse ir trabalhar. Desde cedo sentiu o peso da responsabilidade. Como tinha dificuldades económicas, a mãe colocou Luís aos 7 anos numa instituição com o objetivo de ele ter uma vida melhor. Ele aceitou esse obstáculo não como um castigo mas como algo que seria benéfico para ele. A única coisa que o deixava mais transtornado é que dentro da instituição não poderia cuidar da mãe.

A Avó Explica. Gostei do fim da novela e do dia italiano na Cristina — mas o melhor mesmo foi o Sporting
A Avó Explica. Gostei do fim da novela e do dia italiano na Cristina — mas o melhor mesmo foi o Sporting
Ver artigo

Hoje, é professor na Universidade Universal, em Timor, tem uma vida feliz e é dono de uma empresa que ajuda as pessoas a encontrar trabalho. A ligação com a mãe nunca foi quebrada e ele confessou à Cristina que tem um amor imenso pela progenitora. Foi uma conversa muito emocional e que me prendeu à televisão.

Por último, quero apenas deixar um apontamento sobre o icónico Júlio Isidro que fez um cateterismo. Pelo que acompanhei na televisão, correu tudo bem e fiquei satisfeita que assim tenha sido. Lembro-me perfeitamente dos primeiros programas feitos por ele na RTP sobre aeromodelismo, na altura acompanhado pelo saudoso médico neurologista João Lobo Antunes. Como podem ver, já sou muito antiga.

E é com esta nota que me despeço. Até para a semana.