Andar a um ritmo mais rápido tem as suas vantagens. Para além de conseguir chegar aos locais mais depressa, também queima mais calorias, o que pode ser uma ajuda se anda a apostar nos gelados com o calor que se tem feito sentir nos últimos dias.

Mas pode haver um outro beneficio, bem mais importante do que a rapidez ou a perda de peso: de acordo com um estudo recente, divulgado em 2019, as pessoas que caminham rapidamente podem ter uma esperança de vida maior do que aqueles que andam a um ritmo mais lento.

De acordo com a investigação, publicada no "Mayo Clinic Journal of Mayo Clinic Proceedings" e que contou com uma amostra de 475 mil participantes, as pessoas que caminhavam a um ritmo acelerado tinham uma esperança de vida de 86,7 a 87,8 anos, nas mulheres, e de 85,2 a 86,8 anos, nos homens.

O seu filho começou a andar antes de fazer um ano? Pode ser sinal de inteligência
O seu filho começou a andar antes de fazer um ano? Pode ser sinal de inteligência
Ver artigo

Em comparação, os indivíduos que preferem andar de forma mais lenta apresentaram uma esperança de vida mais reduzida: uma média de 72,4 anos para as mulheres e 64,8 anos para os homens.

Curiosamente, a esperança de vida mais reduzida foi observada nos participantes com peso abaixo da média, que caminhavam de forma lenta. Segundo Tom Yates, o autor principal do estudo, esta conclusão é um "contraste com a ideia que a obesidade representa o maior risco", que ainda acrescentou que "as pessoas deviam estar conscientes do ritmo a que andam, e as que caminham lentamente deviam tentar fazê-lo de forma mais rápida".