Gostos não se discutem. Esta premissa é capaz de ser das mais verdadeiras de sempre, e apenas assim podemos explicar porque é que, para algumas pessoas, misturar batatas fritas com um sundae é uma autêntica delícia, quando o mesmo cenário enoja o resto da população.

Sendo assim, as listas ou tabelas dos melhores e piores é sempre subjetivo. Mas não há quem lhes resista e esta em concreto tem cunho de especialistas.

A mais recente lista vem da BBC Culture, que elegeu os melhores 100 filmes a partir do ano 2000. Para chegar aos resultados, os responsáveis pela compilação recorreram a 177 especialistas de cinema de 36 diferentes países, entre críticos, académicos e curadores.

Os 50 melhores filmes da Netflix, segundo os utilizadores do IMDb
Os 50 melhores filmes da Netflix, segundo os utilizadores do IMDb
Ver artigo

E não pense que vai encontrar aqui um monopólio de Hollywood e dos Estados Unidos — há filmes europeus e asiáticos, produções independentes, e outras de maior escala.

Pode consultar a lista completa aqui, mas agrupámos o top 10 na fotogaleria para que possa concordar ou discordar fortemente das escolhas. Pronto para as apostas?