Já chegou à Netflix a série inspirada no caso verídico dos “Central Park Five”

"Aos Olhos da Justiça" centra-se no grupo de 5 adolescentes afro-americanos condenados pela violação de uma mulher em 1989. Eram inocentes.

A série ficou disponível na Netflix a 31 de maio

IMDB

Já chegou à Netflix mais uma história de crime, baseada em factos reais, capaz de o deixar agarrado ao ecrã: a série “Aos Olhos da Justiça” já se encontra disponível no conhecido serviço de streaming (estreou a 31 de maio) e foca-se no caso dos “Central Park Five”, um grupo de cinco jovens norte-americanos erradamente condenados pela violação de uma mulher em 1989.

A produção original da Netflix conta a história real de Antron McCray, Kevin Richardson, Yusef Salaam, Raymond Santana e Korey Wise, cinco adolescentes afro-americanos, com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos, acusados de agredir e violar Trisha Meili, uma mulher branca, enquanto esta corria no Central Park, em Nova Iorque.

Apelidados de “Central Park Five” pela comunicação social, o caso correu a imprensa nacional e internacional no final dos anos 80. Apesar de manterem a sua inocência ao longo de todo o processo de julgamento, o grupo foi mesmo condenado, com sentenças entre os cinco e os 15 anos.

Donald Trump, na época longe de ocupar a cadeira de Presidente dos Estados Unidos, mas já uma figura de nome na sociedade empresarial nova-iorquina, chegou a pedir o regresso da pena de morte neste estado, para que a mesma se pudesse aplicar aos jovens.

Foi apenas em 2002 que os cinco norte-americanos foram exonerados do crime, depois de Matias Reyes, um homicida e violador condenado anteriormente, ter confessado ser o autor da violação de Trisha Meili. Depois da sua libertação, o grupo processou o estado de Nova Iorque por discriminação racial, condenação maliciosa e danos morais. O caso acabou por ser resolvido através de um acordo, em 2004, e os homens receberam 36 milhões de euros como indemnização.

Na sinopse, já divulgada pela Netflix, pode ler-se: “Cinco adolescentes vivem um verdadeiro pesadelo quando são injustamente acusados de um brutal ataque ocorrido no Central Park. Baseada numa história verídica”. A série conta com Asante BlackkCaleel HarrisEthan Herisse, entre outros, bem como com Oprah Winfrey e Robert De Niro enquanto produtores executivos.

“Aos Olhos da Justiça” é uma série dividida em quatro partes, e é criada por Ava DuVernay, a mesma argumentista responsável pelo drama histórico “Selma: A Marcha da Liberdade”.

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]