Abrir a página de Instagram Cheap Old Houses é começar a sonhar. E não precisa de ser um especialista em arquitetura ou decoração para começar a imaginar o restauro perfeito — se for fã de programas de remodelação de casas, vai ser capaz de perceber imediatamente o potencial destas casas. Nas quase três mil publicações, há casas vitorianas, quintas históricas ou pequenos palácios do século XVIII, todas com uma particularidade em comum: preços baratos mas a precisar de uma intervenção.

A Cheap Old Houses é um projeto da Circa Old Houses, uma plataforma de pesquisa de casas históricas. O Circa nasceu em 2013 pela mão de Elizabeth Finkelstein, quando a norte-americana queria adquirir uma propriedade antiga e se apercebeu que não havia nenhum motor de pesquisa que filtrasse tal coisa. Pelos vistos a necessidade não é apenas sua, uma vez que hoje têm qualquer coisa como dois milhões de pageviews por mês.

Mas voltemos à Cheap Old Houses, que nasceu três anos depois. "A conta foi a tempestade perfeita" contou Elizabeth Finkelstein à "The Cut", num artigo publicado esta sexta-feira, 24 de maio. "As pessoas não conseguem comprar uma casa e eu publico casas acessíveis. As pessoas estão cansadas de viver na internet, e estas casas oferecem a possibilidade de fazer algo concreto, de trabalhar com as mãos".

De facto, é exatamente disso que se trata. Ao olhar para qualquer uma das casas, é difícil não imaginar Noah, do filme "O Diário da Nossa Paixão", a mostrar a sua casa de sonho a Allie — completamente destruída, em risco de ruína, mas com uma aura histórica e uma identidade que nenhuma outra casa seria capaz de providenciar. Com muito esforço e dedicação, Noah conseguiu criar uma casa de sonho.

Há uma avenida em Londres cheia de mansões abandonadas
Há uma avenida em Londres cheia de mansões abandonadas
Ver artigo

Mas não se trata apenas de comprar uma casa barata — até porque aqui as obras são necessárias, e isso custa dinheiro. É a fantasia de trocar os apartamentos T0 de 20 metros quadrados por uma casa com cinco quartos e dois andares; de abdicar do trânsito em horas de ponta e dos empurrões nos transportes públicos por uma vida mais calma.

"Acho que as pessoas estão a comprar essas casas pela mesma razão que estão a deixar os seus empregos ou, sabe, a fazer pickles artesanais", diz Finkelstein. "Para as pessoas que estão fartas da cidade ou cansadas de olhar para os computadores dez horas por dia, estas casas oferecem a possibilidade de viver offline".

Cheap Old Houses tem neste momento 429 mil seguidores. Mostramos-lhe algumas das casas que pode encontrar na página de Instagram.