“A Guerra dos Tronos”. Os 35 sobreviventes da série

Esta série habituou-nos a ver personagens partir sem aviso. Mas não foram todas. Relembre as que ficaram, desde a primeira temporada.

"A Guerra dos Tronos" começou a ser transmitido em 2011 e terminou em maio de 2019

Ficou claro logo na primeira temporada: na série “A Guerra dos Tronos“, personagens aparentemente essenciais, da primeira divisão, podiam morrer a qualquer momento. A ideia tornou-se evidente com a morte de Ned Stark e enraizou-se ainda mais com o mítico episódio “The Rains of Castamere” (nono episódio da terceira temporada), no qual, na cena do Red Wedding, Catelyn e Rob, também da casa Stark, são brutalmente assassinados.

Passado nove anos e umas boas dezenas de mortes, a série da HBO chegou ao fim. Foram centenas de personagens a aparecerem e a desaparecerem, umas com vida, outras nem por isso. Posto isto, quem é que restou desde a primeira temporada? Do núcleo duro às figuras mais secundárias, recorde aqueles que escaparam à morte na série mais sangrenta de sempre.

Jon Snow

Descendente das casa Stark e Targaryen, não chegou a rei dos Sete Reinos, tendo-se sacrificado em nome de um mundo justo e em paz. A sua jornada segue para lá da muralha, com os homens livres.

Ghost

Se Snow sobrevive, Ghost também, e mantém-se como um dos dois lobos que conseguiram manter-se vivos na série. Segue agora o dono, do outro lado da muralha.

Nymeria

O segundo lobo da família Stark que sobreviveu. Apareceu pela última vez na sétima temporada, numa alcateia. Arya tentou persuadi-la a voltar para Winterfell, mas aquele animal já pertencia à floresta.

Tormund Giantsbane

Quase o perdemos na batalha contra os mortos, mas Tormund terminou a série vivo. Começou por ser inimigo, mas acabou por revelar-se o grande amigo de Jon Snow e líder dos homens livres.

Tyrion Lannister

A personagem mais cerebral da série também escapou à morte várias vezes, apesar da pouca destreza bélica. Terminou em grande: depois de ter sido nomeado mão da rainha Daenerys, foi escolhido para ser o conselheiro do novo e improvável rei Bran Stark.

Brandon Stark

É o novo rei dos Sete Reinos. Ficou paraplégico logo na primeira temporada, mas a realidade é que a sua mobilidade é fora da série: é o corvo-de-três olhos, com a capacidade de viajar no tempo, sem esquecer a capacidade de se transportar para outros corpos.

Arya Stark

A personagem mais corajosa e rebelde da série é uma sobrevivente por excelência, capaz de enfrentar tudo e derrotar todos — incluindo o Night King, tendo posto fim ao terrível exército da morte. A sua aventura continua a solo: Arya foi para o este de Westeros descobrir o que há para lá das terras que se conhecem e que aparecem no mapa.

Sansa Stark

Aparece na primeira temporada como uma adolescente com pouca voz, apesar da vontade de se afastar do norte e de fazer parte da corte de King’s Landing. Mas mudam-se os anos, mudam-se as vontades: Sansa termina a série como rainha do Norte, reclamando o poder da casa Stark naquelas terras, vingando, assim, a morte do pai, Ned Stark.

Brienne de Tarth

Companheira de Jamie Lannister e protetora da família Stark, a mulher cavaleiro é nomeada chefe da guarda do rei Bran Stark.

Podrick Payne

Trabalhador, honrado e leal, Podrick mantém-se junto a Brienne em King’s Landing. É nomeado senhor e está junto do círculo próximo do rei Bran.

Samwell Tarly

Apareceu como soldado da Patrulha da Noite, usualmente visto como o mais fraco e cobarde. A verdade é que sobreviveu a todas as batalhas e faz agora parte do circulo próximo do rei.

Gilly

A namorada de Samwell — que podemos assumir que agora é sua mulher — também escapou à morte, juntamente com os dois filhos: o pequeno Sam e o bebé que carregava na barriga.

Melessa Tarly

É possível que não se lembre, mas Melessa Tarly é a mãe de Sam. Apareceu, juntamente com o resto da família, na sexta temporada, quando Sam vai a casa, em Horn Hill. É uma das duas sobreviventes desta casa, já que Daenerys matou o pai e irmão de Samwell.

Talla Tarly

A querida irmã de Sam também sobreviveu.

Bronn of the Blackwater

Lutou ao lado de Tyrion e de Jamie, foi nomeado Lord of Highgarden e, no reinado de Bran, é o mestre da moeda.

Lolly Stokeworth

A passagem desta personagem na série foi breve. Para quem não se lembra: foi noiva de Broon, depois de Cersei o ter subornado em troca de uma noiva vinda de uma família com nome. Mas o noivado é rompido quando Jamie aparece e o arrasta numa missão a Dorne.

Lord Robin Arryn

A criança insuportável cresceu, desapareceu na sétima e oitava temporada, mas fez uma breve aparição no final da série, no conselho que veio a decidir quem seria o novo rei dos Sete Reinos.

Lord John Royce

Foi quem ficou encarregue de governar o Vale, a mando do falecido Littlefinger, uma vez que Robin Arryn ainda era demasiado novo e inexperiente para conseguir cumprir a função.

Davos Seaworth

Ninguém esperava que esta personagem sobrevivesse. Mas a realidade é que passaram as Batalhas de Blackwater, dos Bastardos, de Winterfell e de King’s Landing, e Davos mantém-se vivo e, agora, mestre dos navios no reinado de Bran.

Grey Worm

Prometeu a Missandei, antes da sua morte, que iria proteger as pessoas e lutar por uma sociedade pacifica. A promessa parece ter sido cumprida.

O último dragão

Dos três dragões de Daenerys, este foi o único que sobreviveu. Desfez o trono de ferro, numa mistura de raiva e de tristeza pela morte da sua mãe e rainha, que carregou pelos céus, tendo desaparecido.

Yara Greyjoy

A última da casa Greyjoy, depois da morte do irmão, do tio e do pai.

Gendry Baratheon

Sabíamos desde a primeira temporada que Gendry era afinal o herdeiro legítimo do trono, depois da morte do rei Robert, que não deixou nenhum descendente, uma vez que os filhos de Cersei eram afinal fruto de incesto com o irmão Jamie. Daenerys reconheceu o seu estatuto e nomeou-o senhor do Storm End.

Meera Reed

Depois de conseguir levar Bran a Winterfell e ultrapassadas várias situações de risco, Meera regressou a Neck, para se juntar ao pai. Nunca mais a vimos, mas vamos assumir que sobreviveu.

Edmure Tully

Era o último da sua casa mas reapareceu, depois de estar afastado desde a sexta temporada, para fazer parte do conselho que veio a decidir que Bran seria o novo rei.

Ellaria Sand

Na sétima temporada, Cersei acorrentou Ellaria e a filha Tyene nas masmorras do Red Keep. Matou Tyene e manteve Ellaria viva, forçando-a a ver a morte da filha e a degradação do seu corpo. Resta saber se sobreviveu ao massacre de Daenerys a King’s Landing. Mas se não a vimos morrer, podemos pressupor que está viva.

Septa Unella

Seguidora do Hight Sparrow, a mulher que na sexta temporada acompanhou Cersei na sua caminhada da vergonha (depois de ter sido presa por ter relações com o primo Lancel), teve o mesmo destino que Ellaria: foi presa nas masmorras, mantida viva, ainda que atormentada pelo The Mountain.

Archmaester Ebrose

Nunca mais foi visto depois de na sexta temporada ter ignorado a preocupação de Sam face aos White Walkers. Mas foi referido no pequeno conselho do reino, no momento em que aparece o livro “A Canção do Gelo e do Fogo”.

Ilyn Payne

O carrasco dos Sete Reinos deixou de aparecer na terceira temporada. A Wilko Johnson, o ator que interpretou a personagem, foi diagnosticado um cancro, o que o fez afastar-se da série. Apesar de ter entrado em remissão em 2014, o ator manteve-se fora do elenco até ao final.

Daario Naharis

Ficou a proteger Meereen no final da sexta temporada, sob ordens de Daenerys. Nunca mais ouvimos falar dele, mas a expectativa é que a escravatura se mantenha afastada desta parte de Essos.

Jaqen H’ghar

Não o vemos desde a sexta temporada, depois de Arya se despedir do homem que a ensinou a não ter cara e a transformar-se numa assassina mortífera. Pressupomos que continua em Bravos e de boa saude.

Tycho Nestoris

Apareceu na sétima temporada pela primeira vez, quando Cersei estava a negociar todas as suas dividas. Nunca mais foi visto, o que poderá ser sinónimo de vida.

Illyrio Mopatis

Era um dos homens a trabalhar com Viserys, irmão de Daenerys, o primeiro a planear a ascensão dos Targaryen de volta ao poder. O plano falhou, mas sabemos que sobreviveu, tanto que é referido na quinta temporada, numa conversa entre Varys e Tyrion.

Kinvara

Na quinta temporada Kinvara apareceu a Varys e Tyrion, em Meereen. Seguidora do Deus do Fogo, disse-lhes que Daenerys Targaryen seria a heroína que iria destruir os mortos e purgar os descrentes.

Hot Pie

O bom cozinheiro Hot Pie foi visto pela última vez na sétima temporada, depois de Arya entrar na pousada onde esteve se encontrava a trabalhar.

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]