5 razões que fazem da lavanda a maior aliada da sua pele

É anti-inflamatória, está carregada de antioxidantes e ajuda a relaxar. Saiba porque é que deve incluir esta planta no seu dia a dia

A lavanda é um dos principais ingredientes da nova gama BIO da Garnier

As flores roxas da lavanda tornam o cenário dos campos de Provença, Sul de França, inesquecíveis, mas são as propriedades calmantes e apaziguantes tanto da planta como do óleo que lhe é extraído que fazem da lavanda uma das mais procuradas na cosmética.

Se os gregos já usavam esta planta para tratar feridas e nutrir a pele, a sua popularidade foi crescendo gradualmente ao longo de várias épocas. Na época Vitoriana, as mulheres usavam o óleo essencial extraído das flores de lavanda para criar perfumes, e a Rainha Isabel II ainda segue esta tradição, sendo que este é também um dos seus chás favoritos.

Atualmente, sabe-se que a lavanda é uma das plantas com mais benefícios para a pele — ou seja, vale pelas suas características e não apenas pelo aroma. O óleo essencial desta planta, que é extraído através de um processo de destilação depois de as flores serem secas, está presente em cada vez mais produtos de beleza e foi um dos escolhidos para integrar a nova linha Garnier BIO, onde encontra um creme de dia regenerador, um óleo facial refirmante e um creme de contorno de olhos anti-idade onde a lavanda é o ingrediente principal.

Mas quais são, na realidade, os benefícios que a lavanda pode trazer à sua pele e porque é que a deve incluir na rotina diária? Deixamos-lhe alguns motivos pelos quais esta planta se pode tornar na sua maior aliada para conseguir uma pele bonita e luminosa.

Previne as rugas

Por estar carregada de antioxidantes, a lavanda tem a capacidade de proteger a pele contra os radicais livres, umas moléculas que, quando não são travadas, tendem a danificar as várias camadas da pele, tornando-a suscetível ao aparecimento de rugas e manchas. Ao usar produtos com lavanda, estes radicais são bloqueados, evitando os danos.

Ilumina a pele

Por ter propriedades anti-inflamatórias, a lavanda ajuda a reduzir a vermelhidão da pele, dando um aspeto mais natural e luminoso ao rosto. Ao mesmo, ajuda também a reduzir as manchas causadas pelo sol, pelo envelhecimento ou por hiperpigmentação.

Desintoxica a pele

A poluição e o stresse são dois dos fatores que mais prejudicam a pele no dia a dia e levam à acumulação de toxinas, o que pode fazer com que esta seque e fique com um aspeto mais irritado e inflamado. Utilizando um cuidado diário com lavanda, os antioxidantes naturalmente presentes vão prevenir e contrariar este efeito e proteger contra os danos externos.

Nutre a pele seca

Quem tem zonas secas na pele sabe o quanto isto pode ser um incómodo no dia a dia, principalmente se começarem a surgir algumas irritações ao longo do dia. É aqui que a lavanda entra em ação, já que ajuda a equilibrar a barreira de hidratação da pele e nutrir em profundidade.

Ajuda a descansar

Uma das propriedades pela qual a lavanda é mais conhecida é por ser apaziguante. Fazer um chá com pétalas de lavanda ou usar um spray para a almofada que contenha o óleo essencial desta planta vai ajudar, certamente, a descansar melhor ao final do dia. Ao usar um produto como o óleo facial refirmante da linha Garnier BIO, o aroma da lavanda vai sobressair naturalmente e ajudar a relaxar.

Conteúdo produzido pela Magg Lab e patrocinado por:

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]