Foram oito temporadas, nove anos de série e 73 episódios: desde 2011 que "A Guerra dos Tronos" tem marcado o panorama das séries a nível mundial, mas na segunda-feira, 20 de maio, a luta pelo trono de ferro de Westeros chegou ao fim.

Ao longo destes anos, foram muitas as personagens que deixaram saudades, os heróis que não sabemos como esquecer e os vilões que aprendemos a adorar. No entanto, no meio de tantas carismáticas representações, existiram outras bastante menos memoráveis.

Agora que a série de sucesso já exibiu o seu derradeiro episódio (que ainda pode ver ou rever na HBO Portugal), recordamos 11 personagens completamente irrelevantes para o desenrolar da narrativa de "A Guerra dos Tronos", de acordo com uma lista publicada originalmente pelo site "Digital Spy". Algumas prometiam muito, mas desapareceram subitamente, outras nem nos lembramos de alguma vez terem feito parte deste tão adorado universo.

"Vou sentir falta disto mais do que tudo". O que dizem os atores sobre o fim de GoT
"Vou sentir falta disto mais do que tudo". O que dizem os atores sobre o fim de GoT
Ver artigo

Harry Strickland

O comandante da Companhia Dourada não teve quase tempo nenhum de ecrã

Apesar de só os termos visto na última temporada, há muito que se ouvia falar da Companhia Dourada, o exército privado que Cersei adquiriu para aumentar as forças da casa Lannister. Mas apesar dos rumores, a presença desta companhia na última temporada foi fugaz e derrotada facilmente pelos soldados fiéis a Daenerys Targaryen.

Tão irrelevante como os soldados da Companhia Dourada foi a personagem do seu comandante, Harry Strickland: teve apenas meia dúzia de cenas, foi praticamente sempre filmado de trás e, apesar de ter fama de grande lutador, acabou a fugir do conflito em King's Landing e empalado pelas costas.

Kinvara

Existia uma segunda Mulher de Vermelho?

"Quem era Kinvara" devia ser pergunta para queijinho, dado que esta foi uma das personagens que menos deixou memórias nos nove anos de série. A par de Melisandre, Kinvara era uma segunda Mulher de Vermelho, mas a sua presença limitou-se a uma curta aparição na temporada seis. O que foi feito dela? Alguém sabe?

Salladhor Saan

O barco de Salladhor Saan desapareceu para nunca mais voltar

Foi introduzido na série como um antigo conhecido de Sir Davos, numa altura em que o antigo braço direito de Stannis Baratheon era apenas um contrabandista. Salladhor Saan sobreviveu à Batalha de Blackwater, ainda o vimos jurar aliança a Stannis e, alegadamente, terá navegado até Castle Black.

Mas a personagem não surgiu nos ecrãs a partir da quarta temporada, o que nos deixa a pensar que o barco de Salladhor Saan não chegou a bom porto.

Rickon Stark

O filho mais novo dos Stark foi também o menos memorável da família

O filho mais novo de Ned Stark revelou-se um problema para os produtores da série. Presente nos livros originais, algo tinha de ser feito com a personagem de Rickon Stark, mas parece-nos que os argumentistas não sabiam exatamente o quê.

O irmão de Sansa, Arya, Bran e Robb não surgiu durante três temporadas inteiras, apenas para ser mais uma vítima às mãos do vilão Ramsay Bolton na Batalha dos Bastardos — mas a sua morte poderia ter sido evitada, se ao menos Rickon soubesse correr em ziguezague.

Quaithe

Esta misteriosa mulher surgiu apenas para Jorah revelar os seus sentimentos por Daenerys

Nos primórdios da série, enquanto Daenerys procurava desesperadamente os seus dragões em Qarth, uma figura misteriosa surgiu com palavras sábias dirigidas à mãe de dragões e ao seu fiel companheiro, Jorah Mormont.

A mulher misteriosa deixou os fãs a acreditar que essa primeira aparição seria a ponta do icebergue de um arco narrativo mais complexo, mas Quaithe nunca mais surgiu na série e, aparentemente, a sua presença foi apenas um motivo para Jorah revelar os seus verdadeiros sentimentos por Daenerys.

Foi encontrada uma garrafa de água de plástico no último episódio de "A Guerra dos Tronos"
Foi encontrada uma garrafa de água de plástico no último episódio de "A Guerra dos Tronos"
Ver artigo

Daario Naharis

Mesmo depois da mudança de ator, a personagem de Daario Naharis continuou sem ter grande presença na narrativa da série

Como se a mudança de ator não fosse suficientemente confusa para a personagem de Daario Naharis (porque passar de um homem alto, loiro e musculado para um moreno uns bons centímetros mais baixo foi tudo menos uma mudança discreta), o arco narrativo da antiga paixão de Daenerys Targaryen não melhorou depois desta alteração.

Apesar de se ter previsto um grande romance entre o guerreiro e a mãe de dragões, Daario Naharis foi deixado para trás a guardar a cidade de Meereen enquanto Daenerys rumou a Westeros, deixando o terreno livre para Jon Snow.

Benjen Stark

Benjen andou desaparecido durante sete anos

Irmão de Ned Stark, Benjen foi a inspiração para Jon Snow se decidir pelos mantos negros da Patrulha da Noite. Desapareceu para lá da Muralha nos primeiros episódios da temporada de estreia, e deixou os fãs a teorizar os contornos do seu regresso, com muitos a acreditarem que já o faria como um "white walker".

Benjen Stark acabou mesmo por regressar à série nas temporadas seis e sete, com breves aparições em ambas. Apesar de tudo, sacrificou-se para salvar a vida a Jon Snow, embora o momento tenha sido tudo menos emotivo.

Doran Martell

Doran Martell teve apenas uma cena na série

Todo o núcleo de Dorne não era apreciado pelos fãs de "A Guerra dos Tronos", o que fez com que a personagem de Doran Martell também não tenha deixado saudades. O rei, adoentado e sem ambição, foi apresentado aos seguidores da série como uma sombra do homem que já teria sido no passado, e morreu depois de apenas uma cena.

Fantasma

Budget à parte, ainda não perdoámos Jon Snow pela sua fria despedida de Fantasma

O lobo de Jon Snow merecia mais tempo de antena, mas a verdade é que Fantasma não surgiu assim tantas vezes na série: vimo-lo ao lado do corpo de Jon depois de este ter sido traído pelos seus companheiros da Patrulha da Noite, apenas para o voltarmos a avistar na Batalha de Winterfell, quando se lançou contra o exército dos mortos.

Apesar de ter sobrevivido ao conflito (ao contrário de uma das suas orelhas), separou-se do seu fiel companheiro sem sequer ter uma festa de despedida — tudo por razões orçamentais.

e 11 Jojen e Meera Reed

Os irmãos mais irrelevantes de sempre

Apesar de a casa Reed ser uma das mais poderosas nos livros, na série esta família teve muito pouca expressão. Os irmãos Jojen e Meera foram apresentados na terceira temporada, mas não durou muito até as suas personagens serem empurradas para o plano secundário da série.

Um dos poucos momentos marcantes relacionados com os irmãos prendeu-se com algumas teorias que afirmavam que Meera seria uma irmã secreta de Jon Snow, teorias essas que rapidamente desapareceram e se provaram infundadas. Jojen acabou por morrer e Meera voltou para o castelo do seu pai, para nunca mais se ouvir falar dos Reed.