Apesar de ser a gata mais maldisposta e rabugenta da internet, conquistou uma legião de seguidores através de memes que começaram a ser publicados em meados de 2012. Chama-se Tardar Sauce, ou Tard, e foi, em 2013, considerada o Meme do Ano nos Prémios Webby — ultrapassando o sucesso de vídeos virais no YouTube como “Gangnam Style” ou “Harlem Shake”.

Num comunicado oficial lançado pela família esta sexta, 17 de maio, a família do animal diz que Grumpy não resistiu a “uma série de complicações depois de uma infeção urinária” e morreu na terça-feira, 14 de maio.

Apesar de ter ficado conhecido pela forma do seu focinho, que lhe dava um ar carrancudo e pouco amigável, os donos garantiram que, na verdade, o animal não era nada assim no seu dia a dia.

Morreu Grumpy Cat, a gata mais mal humorada do mundo

“Ela é super amorosa e adora ser escovada ou estar no colo”, lê-se no site oficial do Grumpy Cat. O sucesso foi tal que a sua imagem apareceu em mais de 900 produtos de merchandising. Desde roupas, acessórios ou utensílios de cozinha, houve de tudo um pouco.

Além disso, Grumpy tornou-se ainda na embaixadora da Friskies, a marca de comida para gatos e ainda hoje se desconhece quando vale a imagem do animal. Segundo o “The New York Times”, chegou a ser especulado que a imagem de Grumpy pudesse valer pelo menos cerca de 100 milhões de dólares, mas esse valor nunca chegou a ser confirmado pela família.

Seja como for, a verdade é que os memes com a imagem do animal fazem já parte do imaginário da internet. E a MAGG recolheu os 14 mais hilariantes

14 fotos