Quem é que sabe tudo o que se passa na televisão portuguesa? Quem é aquela pessoa que reconhece todas as personagens da novela, tem noção de todas as tramas, vibra com os apresentadores da manhã e não perde pitada do que se passa à tarde?

A avó, claro. A avó adora os canais generalistas (confessa-nos esta avó que é fã de Cristina em particular) e é uma verdadeira enciclopédia no que diz respeito à televisão portuguesa. Maria Fernanda Simões tem 75 anos e é a autora da rubrica da MAGG, “A Avó Explica”. Todas as semanas, é ela quem nos conta o que de mais interessante aconteceu na televisão.

Este é o seu sexto texto.

Começo esta semana com um apontamento pessoal – a entrevista à Sónia Tavares, vocalista dos The Gift, em “O Programa da Cristina”. A Sónia foi apresentar o novo álbum da banda, “Verão”, e eu gostei muito da conversa: simples e muito informal. Os The Gift estrearam o novo trabalho em Alcobaça, terra natal da banda, com dois concertos completamente esgotados. E se eu disser que foi educadora primária da Sónia quando ela frequentou o Jardim Escola João de Deus em Alcobaça? É mesmo verdade. Por isso aquela conversa teve um significado especial para mim.

Gostei muito de ver a Sónia à conversa com a Cristina

Também gostei muito da entrevista com a Catarina Furtado, também no programa das manhãs. Falou-se do “Caça ao Tesouro”, um programa emitido na SIC em 1994 que tinha como apresentadores Henrique Mendes, Rita Blanco e Catarina Furtado. A apresentadora encontrava-se no terreno e tinha de seguir as pistas fornecidas pelos concorrentes em estúdio para encontrar o tesouro.

Gostei de ouvir a Catarina porque ela está muito ligada a causas de caridade, nomeadamente uma instituição que ajuda a melhorar a vida dos jovens com bolsas de estudo. A apresentadora trabalha todos os dias com o fim de mudar a vida às pessoas. Foi lá também que conheci o seu novo livro, “Adolescer é fácil” – um livro para os adolescentes e não só, também deve ser lido pelos pais, avós e até educadores e professores. A apresentação do mesmo será dia 16 de maio e foi o Ricardo Araújo Pereira que escreveu o prefácio.

Ainda em “O Programa da Cristina”, devo mencionar a conversa sobre o novo membro da família real britânica e a entrevista à duquesa de Cadaval. Primeiro achei o nome do bebé, Archie, muito fora do vulgar. Não desgosto. Achei diferente daquilo a que estamos habituados e gostei da sequência dos nomes.

Neste dia, foi ainda convidada a duquesa de Cadaval que depois de ter casado com o príncipe Charles Philippe se tornou princesa de Orléans. Adorei a entrevista porque adoro histórias de princesas, reis e rainhas. Falou-se sobre o protocolo e sobre as regras a que está sujeita. A princesa foi ainda apresentar o seu novo livro “Amor e Poder. De Cleópatra a Grace Kelly – 10 Grandes Histórias de Amor”.

A Avó Explica. Nem só de assuntos leves se fazem os programas da manhã

Devo dizer que a esta altura se tornou difícil seguir a Cristina, porque na mesma altura também queria estar a ver um pianista incrível no Goucha. Valeu-me o zapping nesta altura. O pianista autoditata era Franky Innocenti, que tem uma história de vida dolorosa: perdeu a mãe com 8 meses e o irmão mais velho pô-lo num orfanato. Pouco sabe da família biológica, mas toca piano como ninguém. Foi um prazer poder assistir àquele momento em televisão.

Também se falou de como Portugal está a falhar com os idosos e, por isso, foram deixados alguns conselhos para tentar evitar os assaltos. Não manifestar publicamente onde guarda ou quanto dinheiro tem; fechar a porta devidamente; não deixar as janelas abertas, mesmo quando os estores estão para baixo; e principalmente não acreditar quando aparece alguém do banco, da segurança social ou de outra entidade qualquer – uma pessoa deve sempre ficar de pé atrás.

No programa da manhã da TVI falou-se também das próximas estreias da estação durante o mês de maio. Uma das que mais me despertou interesse foi o regresso do “A Tua Cara Não Me É Estranha”, que será apresentado pela Maria Cerqueira Gomes. Já via o anterior e agora estou curiosa para ver este. Acho, sinceramente, que ela vai ser capaz. Para já tem uma figura bonita, depois é uma boa comunicadora e uma pessoa desenvolta. Vai ser um desafio enorme que tenho a certeza de que será superado.

A Avó Explica. Continuo fã de Cristina, mas Maria Cerqueira Gomes esteve muito bem na semana passada

Irá estrear também uma rubrica dentro do programa, “O Chefe é Você”, em que um chefe vai estar a cozinhar durante aquelas três horas de emissão, ao vivo e em direto. O “MasterChef” também vai voltar à TVI, mas desta vez com Manuel Luís Goucha a assumir apenas a apresentação. Gostei muito das temporadas que passaram, por isso estou interessada em ver. Inspiro-me muito nas receitas dos programas, mas apenas naquelas mais simples, por isso estou com uma expectativa muito alta em relação a este dois novos programas de cozinha.

E por esta semana é só. Até à próxima!