Porque é que Archie tem um apelido diferente de Meghan e Harry?

O apelido Moutbatten-Windsor não é exclusivo do primeiro filho dos duques de Sussex. Mas há uma razão importante por detrás desta escolha.

Segundo Meghan, o bebé é "calmo e dorme tranquilamente"

Getty Images

O mais recente membro da família real britânica nasceu a 6 de maio e foi apresentado ao mundo dois dias depois, 8. Depois de uma pequena entrevista com poucos meios de comunicação, soube-se, pelo Instagram, o nome do primeiro filho de Meghan e Harry. Archie Harrison Mountbatten-Windsor foi o nome escolhido, mas foi o apelido do bebé que deixou os fãs em alvoroço.

William e Harry não têm o apelido “Mountbatten” no nome, assim como os três filhos de William. Por isso mesmo, os fãs começaram a interrogar-se de onde viria este nome. A resposta está no apelido do Duque de Edimburgo, o marido da rainha Isabel II e avô do príncipe Harry.

Em 1947, o príncipe Filipe da Grécia naturalizou-se como cidadão inglês e tornou-se Filipe Mountbatten, enquanto servia na marinha real como tenente. O apelido Mountbatten-Windsor viria a ser utilizado pelos descendentes da rainha Isabel II que não são herdeiros diretos ao trono. É por esta razão que o príncipe Carlos não ostenta o apelido.

De acordo com o site oficial da família real: “Os descendestes da rainha, excetuando aqueles que ostentem o título de Sua Majestade e o título de príncipe ou princesa, ou mulheres descendentes que venham a casar, podem usar o nome “Mountbatten-Windsor”. Por esta razão, a escolha deste apelido para o pequeno Archie poderá ser uma homenagem de Harry ao avô.

Os duques de Sussex anunciaram o nome do bebé no Instagram, como já tinham feito com o anúncio do nascimento. “O duque e a duquesa de Sussex estão felizes por anunciar que chamaram ao seu primeiro filho Archie Harrison Mountbatten-Windsor. Esta tarde, deram a conhecer a Sua Majestade, a Rainha o seu oitavo bisneto no Castelo de Windsor. O duque de Edimburgo e a mãe da duquesa também estiveram presentes nesta ocasião especial”, podia ler-se na legenda da fotografia publicada a preto e branco no perfil da conta de Instagram dos duques.

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]