A luta contra o plástico acaba de ganhar um aliado. É lançada em Portugal a primeira marca de água cuja embalagem é feita em cartão. E não é um cartão qualquer, é um cartão certificado pelo FSC® (Forest Stewardship Council®) que garante a gestão florestal responsável e sustentável.

A água é da marca Earth Water, a única no mercado cujos lucros revertem a 100% para apoiar o Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas. Agora, a esta vertente social, juntou a sustentável, ao criar uma embalagem que, bem gerida, não se esgota na natureza.

A nova embalagem da Tetra Pak da Earth Water está à venda em Portugal com o preço recomendado de 0,49€ para a embalagem de 500ml e 0,69€ para a embalagem de um litro. À MAGG, a marca refere que as embalagens estão já disponíveis nos supermercados Aldi e que em breve entrarão nas restantes cadeias da grande distribuição.

Usar garrafas de água de plástico mais do que uma vez é perigoso — e pode causar diabetes ou cancro
Usar garrafas de água de plástico mais do que uma vez é perigoso — e pode causar diabetes ou cancro
Ver artigo

O Earth Group existe em Portugal desde 2008 e já era possível contribuir com a compra da água, ainda que vendida noutros formatos. Desde 2010 o grupo já ofereceu, através do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, mais de 3.650.000 refeições escolares a crianças que vivem em países com fortes carências alimentares como o Haiti, Quénia, Sri Lanka, Tajiquistão, Bolívia, Filipinas e Madagáscar.

Recorde-se que o Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas é a maior organização humanitária do mundo, apoiando cerca de 90 milhões de pessoas por ano em mais de 80 países.