Desde de que me lembro que sempre adorei tirar fotografias a sorrir. Sei que há pessoas que não gostam de o fazer, mas, pessoalmente, as fotografias de que mais gosto são aquelas em que sou apanhada desprevenida e com um grande sorriso na cara.

A verdade é que passo mesmo muito tempo a sorrir e, por isso, gosto sempre de ter os meus dentes bem tratados e com um aspeto bonito e saudável. Mas, digo-vos já, nem sempre é fácil prevenir algumas manchas, principalmente para quem bebe muito café (ou chá preto) e para quem fuma e não tem grandes cuidados com a alimentação.

As visitas ao dentista já fazem parte da minha rotina até porque não importa só termos um sorriso bonito, é muito importante que os nossos dentes estejam realmente bem tratados. Mas como muito me perguntam como é que mantenho os dentes tão branquinhos, falei com uma dentista, a Dra. Margarida Morais, que trabalha nesta área há quatro anos e me deu alguns conselhos que quero muito partilhar convosco.

Descobri o detox perfeito para limpar o organismo dos excessos da Páscoa
Descobri o detox perfeito para limpar o organismo dos excessos da Páscoa
Ver artigo

Diz a Dra. Margarida Morais que escovar os dentes, pelo menos, duas vezes por dia, é muito importante para prevenir problemas como as cáries e para ajudar a manter um sorriso bonito. Além disso, explica, “é muito importante escová-los de forma adequada, com técnicas que ajudam a remover a placa bacteriana.”

Se querem saber algumas dicas para manter os vossos dentes bem tratados, brancos e sem manchas, tomem nota destas dicas:

Escovar os dentes durante, pelo menos, dois minutos. Devem usar a escova com uma inclinação de 45 graus em relação ao dente, e fazer cerca de dez movimentos horizontais e vibratórios nas superfícies dentárias. Estas técnicas são importantes uma vez que a placa bacteriana se acumula, principalmente, na zona entre os dentes e as gengivas.

Escovar a língua desde a base até à ponta, pois grande parte das bactérias ficam acumuladas na sua superfície o que posteriormente causa o mau hálito.

Querem saber como é que mantenho os dentes bem brancos? Sigam estas dicas

Fazer visitas regulares ao médico dentista, fazendo uma limpeza em consultório, pelo menos, de seis em seis meses.

Evitar fumar. Para além dos danos causados à saúde, o tabaco é um dos maiores responsáveis pela pigmentação dentária.

Evitar bebidas e alimentos que tinjam os dentes como o café, a Coca-Cola, o chá, os sumos de frutos vermelhos, o açaí ou o vinho tinto.

Fazer branqueamento dentário, sempre com aconselhamento de um médico dentista.

Evitar branqueamentos feitos sem aconselhamento ou supervisão de um médico dentista, já que podem causar problemas graves e danificar o esmalte ou até mesmo as gengivas.

—  Pastas branqueadoras também ajudam a manter os dentes brancos, desde que sejam devidamente indicadas pelo médico dentista. Todas as pastas dentífricas pretas ou de carvão, não tem evidências científicas nem estudos que comprovem a sua eficácia.

Depois de porem estas dicas em prática, é só prepararem-se para exibirem o vosso sorriso bem bonito daqui para a frente em todas as ocasiões, até mesmo para as fotografias.