Desde de que me lembro que sempre adorei tirar fotografias a sorrir. Sei que há pessoas que não gostam de o fazer, mas, pessoalmente, as fotografias de que mais gosto são aquelas em que sou apanhada desprevenida e com um grande sorriso na cara.

A verdade é que passo mesmo muito tempo a sorrir e, por isso, gosto sempre de ter os meus dentes bem tratados e com um aspeto bonito e saudável. Mas, digo-vos já, nem sempre é fácil prevenir algumas manchas, principalmente para quem bebe muito café (ou chá preto) e para quem fuma e não tem grandes cuidados com a alimentação.

As visitas ao dentista já fazem parte da minha rotina até porque não importa só termos um sorriso bonito, é muito importante que os nossos dentes estejam realmente bem tratados. Mas como muito me perguntam como é que mantenho os dentes tão branquinhos, falei com uma dentista, a Dra. Margarida Morais, que trabalha nesta área há quatro anos e me deu alguns conselhos que quero muito partilhar convosco.

Descobri o detox perfeito para limpar o organismo dos excessos da Páscoa

Diz a Dra. Margarida Morais que escovar os dentes, pelo menos, duas vezes por dia, é muito importante para prevenir problemas como as cáries e para ajudar a manter um sorriso bonito. Além disso, explica, “é muito importante escová-los de forma adequada, com técnicas que ajudam a remover a placa bacteriana.”

Se querem saber algumas dicas para manter os vossos dentes bem tratados, brancos e sem manchas, tomem nota destas dicas:

Escovar os dentes durante, pelo menos, dois minutos. Devem usar a escova com uma inclinação de 45 graus em relação ao dente, e fazer cerca de dez movimentos horizontais e vibratórios nas superfícies dentárias. Estas técnicas são importantes uma vez que a placa bacteriana se acumula, principalmente, na zona entre os dentes e as gengivas.

Escovar a língua desde a base até à ponta, pois grande parte das bactérias ficam acumuladas na sua superfície o que posteriormente causa o mau hálito.

Fazer visitas regulares ao médico dentista, fazendo uma limpeza em consultório, pelo menos, de seis em seis meses.

Evitar fumar. Para além dos danos causados à saúde, o tabaco é um dos maiores responsáveis pela pigmentação dentária.

Evitar bebidas e alimentos que tinjam os dentes como o café, a Coca-Cola, o chá, os sumos de frutos vermelhos, o açaí ou o vinho tinto.

Fazer branqueamento dentário, sempre com aconselhamento de um médico dentista.

Evitar branqueamentos feitos sem aconselhamento ou supervisão de um médico dentista, já que podem causar problemas graves e danificar o esmalte ou até mesmo as gengivas.

—  Pastas branqueadoras também ajudam a manter os dentes brancos, desde que sejam devidamente indicadas pelo médico dentista. Todas as pastas dentífricas pretas ou de carvão, não tem evidências científicas nem estudos que comprovem a sua eficácia.

Depois de porem estas dicas em prática, é só prepararem-se para exibirem o vosso sorriso bem bonito daqui para a frente em todas as ocasiões, até mesmo para as fotografias.