Fomos conhecer o novo E-Fit Isabel Silva. “Estou tão feliz que nem sei o que hei de fazer”

Estávamos lá quando Isabel Silva abriu a porta do seu estúdio de eletroestimulação. Veja o espaço, os treinos e as emoções da apresentadora.

Isabel Silva diz que "uma das coisas boas de ser figura pública é poder usar a visibilidade para praticar o bem"

“O que são 25 minutos em 24 horas do teu dia?”. A pergunta está destacada numa parede e reflete muita da filosofia de um estúdio de eletroestimulação: treinar em pouco tempo, de forma intensa e conseguir resultados. É isso que cada vez mais as pessoas procuram, pessoas da cidade, mergulhadas em vidas sem horas, com o tempo contado para o trabalho, para a família, para os almoços, para o exercício. E é sobretudo para essas pessoas que nasceu o E-Fit Isabel Silva, inaugurado esta quinta-feira, 2 de maio, em Lisboa.

Clean, elegante, sofisticado, familiar, fun. É muito aquilo que se sente quando se entra no novo estúdio de eletroestimulação de Lisboa, que fica na Avenida Sacadura Cabral, entre o Campo Pequeno e Alvalade. A abertura do ginásio marca a entrada da apresentadora da TVI na área empresarial, mas pode ser apenas o primeiro de vários negócios paralelos à comunicação lançados por Isabel Silva. Mas já lá vamos.

Primeiro: o que é um treino de eletroestimulação? “É um treino personalizado com recurso a uma tecnologia que intensifica o exercício físico e aumenta a qualidade da contração muscular”, explica Luiz Santana, sócio de Isabel Silva neste novo estúdio, à MAGG. Na prática, os utilizadores vestem um fato especial com eletrodos espalhados pelos vários grupos musculares (pernas, braços, tronco e glúteos), depois, à medida que vão treinando, o personal trainer vai aumentando a carga desses eletrodos, obrigando a uma ativação muscular intensa. Ou seja, mesmo estando parado, os músculos estão a ser ativados de forma intensa, como se estivesse a trabalhá-los com pesos.

Os benefícios são evidentes: “Mais intensidade no treino, mais qualidade em muito menos tempo”, acrescenta Luiz Santana. “Há uma ativação de musculatura profunda mas não há necessidade de sobrecarregar as articulações com peso externo”. É um treino perfeito para quem quer perder peso, tonificar, queimar gordura ou ganhar músculo.

É por isso que treinar 25 minutos pode ser o equivalente a estar a trabalhar com pesos durante duas horas num ginásio normal. E por falar em ginásio normal, isso é tudo o que não é este E-Fit Isabel Silva. Não é um ginásio normal, nem um E-Fit normal, igual aos outros dez que existem em Lisboa e no Porto. É um E-Fit com o ADN elétrico da apresentadora da TVI.

O espaço abriu às 7 da manhã, mas uma hora antes Isabel Silva já estava a abrir as portas do seu novo projeto. Quando meteu a chave na fechadura teve uma sensação que lhe é familiar. “Senti aquilo que sinto quando estou prestes a correr uma maratona, aquela coisa de saber que faltam poucos minutos para começar uma aventura”, descreveu Isabel Silva à MAGG. “Soube naquele momento que ia começar um grande projeto na minha vida, por isso, vivi-o com profundo entusiasmo”. Sozinha no ginásio, Isabel andou a colocar a fruta numa zona da entrada, a verificar se as máquinas estavam todas operacionais, a garantir que na televisão do estúdio estão a passar os muitos vídeos que fez durante as obras, a ver se não iria falhar nada quando chegasse a primeira sócia, com marcação para as 7h45. Antes, foram chegando os personal trainers, que Isabel recebeu com abraços. “Sinto uma alegria tão grande. Estou tão feliz que nem sei o que hei de fazer”, disse, a rir.

E-Fit Isabel Silva

As aulas no E-Fit Isabel Silva funcionam sempre por marcação prévia. Os sócios terão de fazer uma primeira avaliação em que são definidos objetivos. Depois, poderão comprar pacotes de aulas ou aulas avulsas. Os preços variam consoante as várias opções escolhidas pelos utilizadores.

Morada: Avenida Sacadura Cabral, 25,
Telefone: 913 455 767
Horário: 2ª a 6ª, 7h-21h30; sábado: 8h-15h
Facebook: E-Fit Isabel Silva
Instagram: E-Fit Isabel Silva

O novo E-Fit Isabel Silva foi criado no espaço de um antigo stand de automóveis, que levou uma remodelação total. “Foram cinco meses em obras”, conta à MAGG Luiz Santana, sócio de Isabel. O tradicional open space meio desgarrado de um stand tornou-se num espaço cheio de brancos e azuis claros, colorido com frases divertidas e inspiracionais, quase todas usadas regularmente pela apresentadora da TVI nos vídeos que cria para as suas plataformas digitais.

Assim que se entra, existe um sofá do lado esquerdo, que funciona como zona de espera antes da receção onde os sócios fazem as marcações e registos das aulas. É logo aí que começa a motivação: “Sinto-me IncríBel”, pode ler-se na parede. É o que Isabel Silva espera que os sócios sintam quando terminarem o treino e se dirigirem à receção para marcar o próximo. Quando se passa esta zona, encontra-se uma casa de banho e áreas de trabalho do estúdio, como o escritório ou a lavandaria. Ainda antes de se chegar aos balneários, há uma zona onde os sócios podem deixar as toalhas usadas depois do treino. Os balneários são pequenos, mas funcionais e confortáveis, com chão de pedra aquecido, duas cabines de duche e secador. Estão equipados com produtos Garnier, disponíveis para os sócios. No espelho dos balneários está inscrita a frase “Basta o melhor para seres IncríBel”. “A ideia é que as pessoas se inspirem com os treinos e partilhem as suas fotos no espelho em que se veja a frase”, explica Isabel Silva.

Antes de entrarem no estúdio, os sócios podem fazer consultas ou tratamentos estéticos com uma máquina Beauty&Slim, que “usa a eletroestimulação e o calor para redução de celulite, reabilitação ou recuperação muscular”, diz Luiz Santana. “A ideia é que as pessoas possam treinar e depois complementar o treino com tratamentos”, acrescenta Isabel Silva. Estes tratamentos são marcados à parte do plano normal de treinos.

O estúdio de treino tem 47 metros quadrados e três máquinas de eletroestimulação, ou seja, podem estar no máximo três pessoas a treinar ao mesmo tempo. Os treinos podem ser mais funcionais, feitos com recurso ao peso corporal, com agachamentos, flexões ou abdominais, ou podem incluir máquinas ou adereços externos. Há uma elítica, uma passadeira, TRX, bolas, pesos, tudo o que é preciso para criar treinos dinâmicos e diferenciados de pessoa para pessoa. “Os treinos são totalmente personalizados, conforme o objetivo de cada pessoa, e pensados para cada pessoa”, disse Luiz Santana, que dará treinos juntamente com dois outros treinadores, Ana Duarte e Joel Varzea. Isabel Silva será não só sócia, como promotora do estúdio e uma cliente assídua. No dia de abertura, ainda não era meio-dia, já Isabel estava a despir a T-shirt que trouxe da Maratona de Londres e a vestir o seu fato de eletroestimulação. “Meus amores, agora vou desligar a ficha de dona e vou ser a cliente. Preciso de ir treinar”. E lá foi.

Antes, às 7h45, Catarina Graça tinha sido a primeira a estrear o E-Fit. Esteve parada dois anos devido a uma lesão e voltou agora ao exercício, porque encontrou aqui a solução perfeita para a sua vida. “25 minutos é perfeito. Não gosto muito de ginásios, gosto mais de exercício ao ar livre, mas reconheço os benefícios do ginásio. E vir para aqui e conseguir conciliar o treino com os horários do trabalho, com a família, é muito bom”, explica à MAGG no final.

Já depois do seu treino, e ainda antes de um incríBel almoço, Isabel Silva acalmou e desabafou sobre as primeiras horas. “Estou a ver concretizado um projeto que tem tudo a ver comigo, que gira à volta do meu ADN. Acredito muito que é o desporto que me faz mais feliz, ter mais energia, mais criatividade”, disse a apresentadora da TVI e produtora de conteúdos. “Acredito que a felicidade assenta em três pilares: atividade física, alimentação adequada e auto-reflexão, por isso, espero que este seja o primeiro de muitos passos e projetos em que posso aplicar estes três pilares, que conduzem a minha vida”.

O E-Fit Isabel Silva não vai ser apenas um local de treino, vai ter também uma série de preocupações ligadas à sustentabilidade e ao ambiente. “Não haverá nada de plástico, tudo é reciclável, teremos aqui produtos saudáveis da Iswari, fruta, e procuraremos ser o mais sustentáveis possível”, acrescenta Isabel Silva.

A apresentadora da TVI sabe que a sua visibilidade e exposição pública poderão ser importantes para que mais gente conheça o E-Fit, mas também poderá levar mais gente a contactar com estes princípios de vida e de respeito pelo ambiente que defende há vários anos. “Nada me deixa mais feliz do que sentir que através da pessoa que sou posso criar projetos que podem inspirar os outros. Uma das coisas boas de ser figura pública é poder usar a imagem pública e a visibilidade para praticar o bem. E é isso que tentarei fazer sempre”.

Texto de Ana Gordo, fotografia de Samuel Costa.
Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]