Comer é algo que me dá realmente prazer. Tento controlar-me para não cometer excessos (apesar de haver sempre pelo menos um dias em que isso acontece), mas o que me agrada mesmo é saber que estou a fazer uma refeição e que aquilo que estou a ingerir não só tem um sabor de chorar por mais, como não tem qualquer tipo de químicos ou ingredientes que sejam prejudiciais ao meu organismo. E estas palavras são as mais adequadas para descrever a granola criada pela minha querida nutricionista Daniela Duarte, autora do blogue Agita Kalorias.

A maior parte das pessoas já tem este alimento incluindo na dieta, seja para comer ao pequeno-almoço com iogurte ou fruta, seja para um snack a meio da tarde, para dar criatividade a pratos que tinham tudo para ser básicos, ou para aqueles dias em que surge uma súbita gula mesmo antes de se ir dormir e tenta-se não comer as porcarias habituais. Sabendo exatamente que a granola é adorada por muitos, a Daniela decidiu dar-lhe um toque especial.

Existem três opções: a Jasmim, a Alfazema e a Violeta. Há pelo menos quatro aspetos em comum entre estas variedades: todas elas vêm em amorosas garrafas de vidro que permitem fazer refil, são totalmente isentas de produtos de origem animal, são produzidas com ingredientes de agricultura biológica e não existe uma pitada de açúcar em nenhuma delas. Um pormenor para mim engraçado é que, além dos valores nutricionais, cada tipo de granola também transmite um valor sentimental.

A Jasmim é um símbolo de carinho e simplicidade. A mistura entre a pasta de tâmaras e aveia que nela existe fazem desta a mais consensual para todos os paladares, mas, além disso, detém uma textura que se adapta a qualquer outro snack que se junte a esta. Sugiro esta opção para quem é alérgico a frutos secos, uma vez que não tem nenhum.

Já a Violeta representa força e delicadeza e graças à adição da perpétua roxa, uma flor comestível, a granola fica com uma cor vibrante que de imediato dá vontade de comer com os olhos. Nesta receita foi inserida uma mistura com erva-doce, o que traz à memória aqueles sabores das receitas das nossas avós.

Tranquilidade e segurança caracterizam a Alfazema. Para aqueles que tanto procuravam uma granola salgada, têm aqui a solução. Os flocos de arroz, a adição de limão e curcuma não só lhe conferem uma cor amarela que marcará a diferença em qualquer prato, mas proporciona-lhe ainda um cheiro fresco e um gosto picante que promete apimentar a refeição de quem tiver o prazer de a saborear. Enquanto escrevo tenho de admitir que já estou a magicar uma arrojada salada para os dias mais quentes com esta alfazema.

Para já, estes frascos ainda não estão à venda nas prateleiras dos supermercados, mas podem encomendar através dos diferentes contactos da Agita Kalorias. Não se esqueçam de me enviar fotografias das vossas criações culinárias. Sugiro saladas, sopas e iogurtes com estas granolas… é delicioso!