Halima Adan é a primeira modelo a posar de burquíni para a "Sports Illustrated", uma revista direcionada sobretudo para o público masculino. Natural do Quénia, muçulmana e ativista dos direitos de género na Somália — focada principalmente na luta contra a mutilação genital feminina — surge na capa da edição de fatos de banho com a mistura de burca e biquíni. Criado por Aheda Zanetti, o fato de banho integral apenas deixa ver os pés, as mãos e a cara.

“Jovens mulheres que vestem o hijab devem poder ver mulheres que admiram em todas as indústrias”, disse à "BBC" Adan, 21 anos, que é também gerente da organização humanitária da Somália Save Soman Woman and Children. “Temos estado a ver políticas, mulheres de negócio, repórteres de televisão e outras mulheres de sucesso com hijab a desempenharem papéis com visibilidade e é essa a mensagem que eu também quero passar."

'Sports Illustrated' apresenta primeira modelo de burquíni

As reações, conta ao canal britânico, têm sido as melhores. “Sinto-me honrada que a 'Sports Illustrated' tenha dado o passo para mostrar a beleza que, modestamente, as mulheres vestidas têm.”

No Instagram da revista, os comentários foram bons: “Maravilhada todos os anos pelos esforços inclusivos. Este ano é um novo nível”, disse um utilizador da rede social. “Quebrar barreiras, baby”, disse outro.

Jameela Jamil: as 6 polémicas de uma atriz que luta contra os padrões de beleza. E não só
Jameela Jamil: as 6 polémicas de uma atriz que luta contra os padrões de beleza. E não só
Ver artigo

A "Sports Illustrated" é uma revista de modelos, consumida sobretudo por homens. Por este motivo, houve também comentários negativos à nova escolha, considerada “contraproducente”: “Se vão usar hijab e cobrir a pele — independentemente de acharem que a religião obriga ou se querem ser modestas — é completamente contraproducente fazer uma pose sexy numa revista conhecida por objetificar mulheres”, disse uma utilizadora do Twitter.

'Sports Illustrated' apresenta primeira modelo de burquíni

“Eu comprava se fosse um catálogo de fatos de banho para as mulheres comprarem. Mas numa revista feita especialmente para homens. Ultrapassa todo o propósito do hijab", diz outra utilizadora.

'Sports Illustrated' apresenta primeira modelo de burquíni

Nascida num campo de refugiados no Quénia, Halima Adan mudou-se aos 7 anos para os Estados Unidos, onde, pouco tempo depois, começou a usar um hijab. Captou a atenção dos media pela primeira vez em 2016, quando participou num concurso de beleza Miss Minnesota USA, tendo sido a primeira concorrente a aparecer de burquíni e de hijab.

Não é a primeira vez que Adan — que já desfilou na Semana da Moda de Nova Iorque e de Milão, e para nomes como Max Mara ou Alberta Ferretti — é a figura escolhida por marcas que querem passar a incluir este vestuário. Em 2017 foi a primeira modelo com hijab a aparecer na capa da edição de julho da "Allure", uma das maiores revistas de moda e beleza americanas.

“A América é, e sempre foi, um ponto de fusão. A imagem da beleza americana é tão diversa hoje, e a Halima tem uma história incrível”, disse à “BBC” Michelle Lee, a editora executiva da "Allure".

Na capa da 'Allure', em 2017

Pela mesma altura, a própria modelo terá explicado aquilo que a hijab significava para ela, tendo descrito esta peça como uma “coroa". Já nesta altura mostrou-se satisfeita quanto à decisão de passar a ser um objeto contemplado no mundo da moda, uma vez que também representa o direito à escolha da mulher. “É quase uma surpresa que nunca tenhamos visto uma modelo a usar um hijab. Devia ser normal, não devia ser diferente para qualquer outra modelo.”

O burquíni foi inventado por Aheda Zanetti, uma muçulmana australiana, que teve como objetivo criar roupas adequadas para que todas as mulheres também possam ir à praia. "Queria que as minhas filhas crescessem com essa liberdade de escolha", disse.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.